scorecardresearch ghost pixel



Aracnofobia? Confira o top 8 aranhas mais perigosas do mundo

Uma das aranhas mais perigosas do mundo, considerada a mais letal entre todas, está no Brasil. Veja a lista completa com 8 espécies diferentes.



As aranhas mais perigosas do mundo recebem esse nome pela somatória dos fatores que incluem acidentes com elas. No entanto, o ataque de aranha é bem incomum e não costuma gerar prejuízos. Se alguma aranha anormal parecer em sua casa, sempre acione as autoridades.

Veja também: Inseticida ‘bomba’ caseiro com sementes de graviola; aprenda como fazer

Confira abaixo algumas das aranhas com maiores potenciais de prejuízo para os seres humanos:

1 – Aranhas-chinesas

Outro nome popular para essa família de aranhas é o de aranhas-de-pássaros. Elas são grandes e podem passar de 10 cm. O veneno que inoculam pode matar pequenos mamíferos e até mesmo crianças. Tenha muito cuidado ao observar um animal desses em sua casa, no entanto, elas vivem apenas no sul da Ásia.

2 – Aranha de pés pretos

No geral, não são aranhas perigosas para os seres humanos, embora o veneno tenha poder de necrosar a pele ou a região afetada. No entanto, os incidentes são raros e esses artrópodes vivem apenas no sul dos Estados Unidos da América (EUA).

3 – Aranha de ratos

Encontradas na Austrália, essas aranhas são algumas das mais perigosas, mas os acidentes são muito raros. Isso porque a picada delas pode ser seca, na maioria das vezes. Isso quer dizer que elas não chegam a depositar o veneno nos seres humanos.

4 – Tarântulas

Seu tamanho e aspecto podem até soar ameaçados, mas essas aranhas não costumam gerar muitos problemas para os seres humanos. No geral, não inoculam o veneno nos humanos, mas podem gerar irritações bem dolorosas nas regiões mordidas ou que entram em contato com as cerdas que têm pelo corpo.

5 – Aranhas mais perigosas: viúva-negra

Muito famosa ao redor do mundo, a viúva-negra é típica das Américas e está presente, inclusive, no Brasil. A fêmea é bem maior do que o macho e apresenta coloração preta com uma marca vermelha na parte traseira. Seu veneno pode causar sérias complicações à saúde.

6 – Aranha-teia-de-funil

Esta é, sem dúvidas, uma das aranhas mais perigosas do mundo. Suas presas podem chegar a 2 cm de comprimento e o veneno é um dos mais fatais entre os aracnídeos. O antídoto deve ser aplicado em algumas horas para evitar o pior. Ela está presente apenas na Austrália.

7 – Aranha marrom

Uma das aranhas mais comuns em todo o território brasileiro é a aranha marrom. Suas picadas podem ser fatais em pequenos animais e até em bebês, embora seja um animal extremamente pacífico. O tamanho delas varia entre 4 e 6 cm e são muito discretas. A picada acontece apenas quando se sentem ameaçadas ou quando alguém pressiona elas contra a parede ou em algum tecido sem querer. A picada arde muito e pode necrosar o tecido, mas age de forma lenta e pode ser tratada.

8 – Aranhas mais perigosas do mundo: armadeira

Se você estava tranquilo porque a maioria das aranhas ameaçadoras não estavam nesta lista, pode começar a se preocupar. A aranha mais agressiva de todas e com um dos venenos mais poderosos de todo o planeta é brasileira. A aranha armadeira não é apenas grande em perigo, mas também em tamanho, já que suas patas podem somar 17 cm. No Guiness Book são as aranhas mais fatais de todo o mundo.

No entanto, as mortes por conta da picada são bem incomuns, pois os antídotos são eficientes. Se vir uma aranha armadeira na sua casa, chame as autoridades, pois elas são agressivas e podem saltar em direção à vítima. Costumam aparecer em mata aberta e bananeiras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário