Todo cidadão que recebe algum dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal deve ter todos os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico). Sem as informações corretas, os auxílios podem ser suspensos e em alguns casos até mesmo cancelados. O Auxílio Brasil pode ser facilmente renovado pelo celular. Veja como é simples.
Leia mais: Calendário Auxílio Brasil deve ser antecipado; veja quando pode começar
Via de regra, as informações do CadÚnico devem ser verificadas a cada dois anos, no máximo. Só que antes disso, qualquer alteração importante na constituição da família deve ser comunicada o quanto antes. Isso inclui os nascimentos, mortes ou até mesmo a conquista de um novo emprego.
Auxílio Brasil renovado pelo celular
Cada vez mais o governo tem adotado tecnologias que facilitam a atualização dos dados por parte das famílias. A meta é reduzir as filas e o tempo de espera geral para a realização dos serviços.
Não é à toa que vários deles migraram para a internet. O Auxílio Brasil, por exemplo, já pode ser renovado pelo celular, ou seja, sem que as famílias precisem sair de casa para repassar as alterações, garantindo assim o recebimento do benefício mensal de pelo menos R$ 400.
Vale lembrar que não é possível se inscrever diretamente no Auxílio Brasil. Todo cidadão precisa estar no CadÚnico antes, mas desde que viva em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Depois disso, é o Governo Federal que fará a destinação de cada grupo família para os auxílios disponíveis. No caso do Auxílio Brasil, é preciso conferir os dados por meio do aplicativo CadÚnico ou no site. Se tudo estiver certo, o Auxílio Brasil é renovado ou simplesmente mantido. É muito prático e rápido.
Quem não tiver acesso à interne, mas precisa inserir novas informações no cadastro, pode procurar uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que há em cada município, pois será auxiliado no processo.