scorecardresearch ghost pixel



Confira as cidades mais antigas do mundo e se é possível conhecê-las

O interesse da arqueologia faz com que a ciência busque conhecer com precisão como os seres humanos viviam antigamente, construindo as primeiras áreas de convivência em grandes grupos.



As sociedades foram se tornando complexas na medida em que povos diferentes se encontravam e novas dificuldades surgiam. A necessidade de alimentos e de proteção, fez com que muitas pessoas adotassem hábitos sedentários. Próximo aos rios e perto da terra, as primeiras casas foram construídas, e posteriormente, as cidades acabaram ganhando forma

Veja também: As 11 melhores cidades do mundo para viver, segundo ranking The Economist

Algumas construções foram desenvolvidas há milhares de anos, mas até hoje influenciam na arquitetura moderna. Cada cenário reflete um período da história e problemas que ainda são vividos, como países em conflito humanitário. Contudo, outros centros urbanos pacíficos conseguem atrair turistas, encantados pela beleza e resistência de estruturas milenares. 

4 cidades antigas que resistiram ao tempo e hoje são reconhecidas como templos arqueológicos

Damasco (Síria) – entre  8.000 e 10.000 a.C

Damasco (Síria)
Damasco (Síria)

Habitada por romanos e gregos, a cidade de Damasco teve sua origem nas regiões próximas ao Rio Nilo e chegou até o norte da China. A capital da Síria vive em guerra há anos, motivadas pela religião e interesses geopolíticos no território. Dessa forma, os destroços acabam dividindo o cenário com mesquitas e construções antigas. 

Atenas (Grécia) – 8.000 a.c 

Atenas (Grécia)
Atenas (Grécia)

A cidade dos filósofos e berço da cultura europeia tem como atração a belíssima arquitetura clássica, com o destaque do Parthenon. O local onde a democracia foi desenvolvida recebe turistas de todo o mundo e está cercada de ilhas paradisíacas. 

Rey (Irã) – 6.000 a.C

Rey (Irã)
Rey (Irã)

Quase destruída pelos mongóis em 1220 d.C, Rey fica localizada na capital do Irã, na Grande Teerã. Apesar de ser um ambiente mais fechado, devido às práticas religiosas, alguns espaços são abertos pela beleza das mesquitas decoradas com ouro. 

Sídon (Líbano) – 4.000 a.C

Sídon (Líbano)
Sídon (Líbano)

São 48 km que distanciam Sídon, a terceira maior cidade do Líbano, da tradicional Beirute. O gigantesco Castelo do Mar, fica literalmente sobre as águas, como se estivesse emergindo. As outras fortificações de pedra contrastam com os prédios mais modernos, em um lugar perfeito para conhecer a cultura árabe. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário