scorecardresearch ghost pixel



Auxílio Brasil: prazo para atualizar os dados e evitar a perda do benefício foi prorrogado

Ministério da Cidadania convoca famílias para atualização do Cadastro Único até o dia 14 de outubro de 2022.



O prazo para atualização do Cadastro Único foi prorrogado pelo Ministério da Cidadania. O novo prazo para evitar bloqueio das contas é 14 de outubro de 2022. Mais de 8 milhões de pessoas em todo país ainda precisam renovar as informações da base de dados do governo.

Leia mais: Congresso aprova salário mínimo de R$ 1.294 e rejeita proposta de R$ 1.394 para 2023

Caso não o façam, essas famílias correm o o risco de perder o Auxílio Brasil e outros benefícios sociais. Para evitar que isso aconteça, o responsável pelos lares dos beneficiários deve realizar uma revisão cadastral, procedimento previsto nas regras do programa.

Esse processo consiste na atualização das informações do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ele havia sido suspenso nos últimos dois anos por conta da pandemia, mas foi retomado.

Quem precisa atualizar o CadÚnico?

O foco neste momento são os brasileiros que possuem alguma inconsistência nos dados informados no CadÚnico, bem como aqueles que não realizaram a atualização nenhuma vez nos últimos dois anos. Antes, o prazo para fazer a revisão terminaria no dia 31 de julho de 2022.

O Ministério da Cidadania exige que a família informe qualquer mudança importante na sua situação, como morte ou nascimento de algum membro, mudança de endereço ou novo emprego, por exemplo. Se nada disso ocorrer, o procedimento é obrigatório a cada dois anos.

A lista de convocados inclui os cidadãos cujo cadastro foi revisado pela última vez em 2016 ou 2017. Já aqueles que alteraram os dados em 2018 e 2019 devem ser convocados no próximo ano. As informações podem ser consultadas pelo portal sedes.df.gov.br/agendaratendimento.

Como fazer a revisão cadastral?

A alteração no cadastro pode ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos postos da prefeitura. Em muitos casos, o responsável é convocado para o procedimento por meio de carta, ofício e até do próprio extrato de pagamento do benefício.

No local, o beneficiário será submetido a uma nova entrevista para garantir que ainda se enquadra nos critérios para permanecer no CadÚnico. O procedimento é mais rápido e simples que o realizado no momento da inscrição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário