Uma das exigências para receber o Auxílio Brasil é manter em dia as informações do Cadastro Único (CadÚnico). A família que deixa de realizar a atualização cadastral dentro do prazo definido nas regras do programa corre o risco de ter o benefício cancelado.
Leia mais: Empréstimo consignado do Auxílio Brasil será de até 40% do benefício
O bloqueio dos pagamentos é resultado de falta de revisão ou averiguação cadastral. O primeira ocorre quando as informações ficam desatualizadas por mais de dois anos. Já o segundo acontece quando há discordância entre os dados preenchidos e as informações cruzadas com outras fontes.
Atualmente, mais de 18,1 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil. Entretanto, o CadÚnico é a porta de entrada para uma série de outros programas sociais, com a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o vale-gás nacional.
Novos prazos
Durante a pandemia, o Ministério da Cidadania suspendeu os procedimentos de revisão cadastral, que foram retomados há poucos meses. Na maior parte dos casos, os brasileiros deveriam realizar o procedimento até junho, mas ganharam mais tempo.
Famílias cujo cadastro está desatualizado desde 2016 ou 2017 passam a ter até outubro de 2022 para atualizar suas informações. Já aquelas que estão com inconsistências nos dados prestados precisam revisar a inscrição até agosto de 2022.
Como saber se estou na lista?
O Ministério da Cidadania comunica os beneficiários via mensagem no extrato de pagamento ou quando comparecem aos postos do Cadastro Único. Para verificar sua situação, o cidadão pode acessar o site ou aplicativo do CadÚnico, ou ainda o app Auxílio Brasil.
A atualização do cadastro é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos da prefeitura, mas é possível agendar o serviço pela internet para agilizar o atendimento. Vale lembrar que o bloqueio do benefício pode levar ao seu cancelamento permanente.