O governo federal já definiu a data de pagamento do auxílio de R$ 1 mil para caminhoneiros: a partir do dia 9 de agosto. O objetivo é liberar parcelas mensais até dezembro. Um ponto positivo é que no primeiro mês serão repassadas duas cotas que, juntas, somam a quantia de R$ 2 mil.
Leia mais: Auxílio Brasil: saiba quando atualizar o cadastro para evitar o cancelamento do benefício
O valor em dobro é referente aos meses de julho e agosto. O direito ao BEm-Caminhoneiro inclui transportadores de carga autônomos que estão devidamente cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C). Serão contemplados aqueles que se cadastraram até o dia 31 de maio de 2022.
Outro ponto importante que os profissionais devem cumprir é ter CPF e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válidos. Lembrando que será pago apenas um benefício por motorista, mesmo se ele tiver mais de um veículo. O BEm-Caminhoneiro vai durar entre agosto e dezembro de 2022.
Cadastros dos caminhoneiros
Os motoristas não precisarão se inscrever para receber o BEm-Caminhoneiro, pois as informações a respeito dos profissionais cadastrados já foram repassadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), sob comando do Ministério da Infraestrutura (Minfra). Agora, elas estão sendo processadas pela Dataprev.
Os caminhoneiros vão receber o benefício da PEC das Bondades antes dos taxistas, cuja data de liberação do BEm-Taxista ficou marcada para começar no dia 16 de agosto. Atualmente, as prefeituras dos municípios estão encaminho dos cadastros dos trabalhadores ao governo federal. O prazo teve início nesta segunda-feira, 25, e vai até 31 de julho.
Calendário de pagamento do Auxílio para Caminhoneiros
Para os repasses dos próximos lotes pagos ao caminhoneiros, serão contemplados os transportadores autônomos de cargas que apresentarem “cadastro ativo” no RNTR-C.
Neste caso, vão receber no mês de agosto os caminhoneiros que tiveram os dados repassados até o dia 22 de julho. Já os dados enviados de agora até o dia 11 de setembro, os repasses serão feitos a partir do dia 24 de setembro.
Por fim, os cadastros repassados pela ANTT ao Ministério do Trabalho e Previdência – gestor do auxílio – até o dia 9 de outubro receberão o benefício somente a partir do dia 22 de outubro. Envios feitos até 13 de novembro receberão o dinheiro no dia 26 do mesmo mês. Já o último prazo para o envio dos cadastros vai até o dia 4 dezembro, com o pagamento do benefício no dia 17 do mesmo mês.