scorecardresearch ghost pixel



Alerta de incentivo: alunos do ensino médio ganharão dinheiro para estudar

Com o intuito de diminuir a evasão escolar de alunos que vão ajudar nas contas de casa, o governo está estudando o pagamento de um auxílio.



Após a finalização do ensino médio, muitos alunos que não conseguem vagas em uma universidade federal acabam abrindo mão dos estudos por não ter condições de arcar com as mensalidades de uma faculdade particular. Além disso, há também os estudantes que deixam as escolas para poder ajudar no sustento de suas casas.

Leia mais: Mercado ensina mais? Os motivos para muitos alunos de T.I abandonarem o curso

Felizmente, um novo programa do Governo Federal visa ajudar com essa situação.

Dessa forma, o programa quer pagar uma bolsa de estudos e mais uma poupança para os alunos do ensino médio que permanecerão na escola e terminarão o 3º ano com um bom desempenho. A medida está em fase de finalização, com previsão para ser divulgada em breve.

Com ela, o objetivo é de que os alunos não precisem abrir mãos dos estudos para trabalhar, uma situação comum no Brasil. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana: “A ideia é dar um auxílio que será mensal e uma poupança para que ele possa receber ao final do ensino médio, por ano”.

Os valores a serem pagos pela bolsa de estudos e para a poupança ainda não foram divulgados.

Auxílio para alunos visa diminuir a evasão escolar

Segundo os dados levantados pelo Ministério da Educação, 7% dos estudantes do ensino médio abandonam os estudos. “A ideia é que a gente possa garantir um apoio, porque quando um aluno chega no ensino médio, na idade de 14 ou 15 anos, geralmente é aquela fase que, diante da dificuldade da família, ele precisa trabalhar”, explicou o ministro.

Com o pagamento, a renda chegará na casa das famílias de baixa renda sem que seja necessário que o adolescente deixe a escola para ajudar no sustento do lar. O objetivo da bolsa é ajudar nas despesas comuns do dia a dia. Já no caso da poupança, ela “poderá ser resgatada pelo aluno para projetos individuais dele, como abrir o negócio ou pagar estudos em uma faculdade”, afirmou Santana.

Para ter direito a ambos os benefícios, os estudantes deverão cumprir com as suas obrigações: frequência escolar e aprovação nas disciplinas com excelência.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário