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Auxílio Brasil: saiba quando atualizar o cadastro para evitar o cancelamento do benefício

Prazo para atualização dos dados do Cadastro Único (CadÚnico) é prorrogado pelo governo para facilitar o processo.



Uma das exigências para receber o Auxílio Brasil é manter em dia as informações do Cadastro Único (CadÚnico). A família que deixa de realizar a atualização cadastral dentro do prazo definido nas regras do programa corre o risco de ter o benefício cancelado.

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O bloqueio dos pagamentos é resultado de falta de revisão ou averiguação cadastral. O primeira ocorre quando as informações ficam desatualizadas por mais de dois anos. Já o segundo acontece quando há discordância entre os dados preenchidos e as informações cruzadas com outras fontes.

Atualmente, mais de 18,1 milhões de famílias recebem o Auxílio Brasil. Entretanto, o CadÚnico é a porta de entrada para uma série de outros programas sociais, com a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e o vale-gás nacional.

Novos prazos

Durante a pandemia, o Ministério da Cidadania suspendeu os procedimentos de revisão cadastral, que foram retomados há poucos meses. Na maior parte dos casos, os brasileiros deveriam realizar o procedimento até junho, mas ganharam mais tempo.

Famílias cujo cadastro está desatualizado desde 2016 ou 2017 passam a ter até outubro de 2022 para atualizar suas informações. Já aquelas que estão com inconsistências nos dados prestados precisam revisar a inscrição até agosto de 2022.

Como saber se estou na lista?

O Ministério da Cidadania comunica os beneficiários via mensagem no extrato de pagamento ou quando comparecem aos postos do Cadastro Único. Para verificar sua situação, o cidadão pode acessar o site ou aplicativo do CadÚnico, ou ainda o app Auxílio Brasil.

A atualização do cadastro é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e postos da prefeitura, mas é possível agendar o serviço pela internet para agilizar o atendimento. Vale lembrar que o bloqueio do benefício pode levar ao seu cancelamento permanente.




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