scorecardresearch ghost pixel



Brasil vai bloquear o IPTV? Entenda o que a Anatel afirmou sobre isso

O “gato net” pode estar com os dias contatos. Há planos de bloquear o IPTV, desde que ele seja fornecido de maneiras ilegais.



Você sabe o que é IPTV? Talvez esta sigla nunca tenha sido informada a você, mas o serviço ao qual ela se refere é bem popular. Trata-se da tradicional TV pela internet, ou seja, aqueles pacotes de “infinitos” canais que podem ser assistidos pelo celular, TV, videogame, computador etc. 

Veja também: Anatel abre consulta sobre carregador universal que exclui iPhone

Algumas pessoas costumam até chamar o serviço de “gato net”. Embora seja muito popular, saiba que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda maneiras de bloquear o IPTV.

Por que a Anatel quer bloquear o IPTV?

Primeiramente, vale a pena salientar que a ação de bloquear o IPTV será direcionada apenas para os serviços ilegais que utilizam essa ferramenta. Existem operadoras que pagam pelo direito de transmissão de muitas emissoras de TV e que oferecem isso em seus pacotes de assinatura. Neste caso, nenhuma consequência será percebida, pois o trabalho é feito dentro da legalidade.

O problema reside em transmissões de inúmeros canais de TV aberta e fechada que são feitos de modo irregular. O usuário paga por uma suposta assinatura, instala alguns aparelhos em sua casa e pronto, sem contrato, sem formalidade ou qualquer outro documento que comprove a honestidade do serviço.

Quando o IPTV pode ser bloqueado no Brasil?

Segundo informações da Anatel, a expectativa é de que até o início de 2023 a maior seja possível bloquear o IPV da maior parte dos serviços não homologados, ou seja, ilegais.

Ferramentas capazes de detectar a conexão com servidores de IPTV irregulares farão com que o serviço seja permanentemente bloqueado. Além disso, como não se trata de uma relação formal, o consumidor perde qualquer chance de recorrer aos seus direitos junto aos prestadores dessa modalidade perigosa de serviço digital.

Além disso, vale ressaltar que no final de 2021, a Anatel chegou a informar sobre a existência de softwares mal-intencionados dentro dos aparelhos de IPTV. Por isso, você deve regularizar tal situação e contratar algum tipo de empresa que esteja autorizada a prestar esse tipo de serviço.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário