Algumas pessoas mais experientes dizem que o simples fato de viver é perigoso. Embora seja uma hipérbole, a verdade é que existem coisas perigosas e que todo mundo faz diariamente sem dar as devidas atenções. Confira 5 situações como essas.
Veja também: Perigo! Esses produtos podem explodir dentro do congelador
Coisas perigosas, mas muito comuns
1 – Usar chinelos
Pode parecer algo bobo, mas no Reino Unido, usar chinelos está entre as coisas perigosas e muito comuns. O hábito é responsável por causar mais de 200 mil contusões, segundo o Serviço Nacional de Saúde. Os chinelos ou sandálias são calçados que podem facilmente se enroscar em algumas estruturas e fazer você cair, torcer e até quebrar algum membro.
2 – Andar no banheiro molhado
Manter o banheiro 100% seco é algo quase impossível, mas é preciso se esforçar para isso, ou usar calçados antiderrapantes. Escorregar próximo da pia, do box de vidro ou do vaso sanitário pode causar acidentes graves.
3 – Não se proteger com produtos de limpeza
Existem produtos de limpeza que usam cloro, soda cáustica e até ácidos mais potentes. Você precisa utilizar os equipamentos adequados como luvas e máscaras para se proteger. Isso evita intoxicação, queimaduras e algum tipo de contato que possa causar danos ao organismo.
4 – Segurar os espirros
Nunca segure os espirros, pois isso pode fazer com que algum vaso sanguíneo do seu rosto e cabeça se rompa. Aliás, a própria força do espirro, chamada de efeito “chicote” é capaz de causar deslocamento vertebral. Existem casos de hérnia que se originaram por conta do ato simples e comum de espirrar.
5 – Cuidado com escadas
Nos Estados Unidos da América (EUA) boa parte das residências conta com escadas. Não é à toa que mais de 2.1 milhões de cidadãos precisaram de tratamento após cair escada abaixo. Subir e descer escadarias pode ser uma das coisas perigosas que você faz com frequência e nem nota.