scorecardresearch ghost pixel



Como a identificação com personagens explica sua personalidade

Além dos signos do zodíaco, um estudo comprovou a influência da identificação das pessoas com participantes de filmes.



As crianças têm a tendência de declarar abertamente os personagens que gostariam de ser. No entanto, os adultos não ficam de fora, compartilhando características conforme figuras da ficção. Com a internet, alguns testes foram disponibilizados em sites, mostrando quais heróis ou vilões cinematográficos a pessoa seria, de acordo com suas preferências. 

Veja também: As séries mais populares da Netflix para acompanhar no streaming

Muito mais que uma brincadeira, parece que essa busca por semelhanças tem uma explicação científica. Um grupo de pesquisadores entrevistaram 800 indivíduos que costumavam ver a animação ‘’My Little Pony’’. Os fãs se reuniam em um grupo no Discord para falar sobre os diferentes episódios lançados, possibilitando a avaliação dos especialistas em comportamento. 

Um estudo conseguiu revelar a importância da identificação com personagens na formação da personalidade 

A pesquisa teve como resultado que todos ali assumiram se identificar com algum dos pôneis. E isso não foi observado apenas a nível individual, mas a reunião dessas pessoas despertava emoções envolvendo humor, lealdade, honestidade, generosidade, amizade e bondade. Provavelmente você já teve esse sentimento, ao ter preferência por determinado personagem. Não é à toa que os pais acabam se preocupando com a influência das mídias na educação dos filhos. 

A análise foi publicada na revista científica ”Psychology of Social Media’’, reconhecida por trabalhar com temas envolvendo redes sociais. Nesse caso, comprovaram a importância das relações parassociais, ou seja, quando são estabelecidas com famosos ou um mundo ficcional. Essa aproximação reafirma a autoestima, representatividade e senso de pertencimento. Contudo, psicólogos afirmam que os conteúdos exibidos devem seguir orientação de faixa indicativa. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário