scorecardresearch ghost pixel



Confira as próximas datas de restituição do Imposto de Renda

O calendário oficial da Receita Federal inclui as próximas datas de restituição do Imposto de Renda. Aprenda a consultar para não perder a oportunidade de saber quando irá receber.



Desde o dia 31 de maio, a Receita Federal começou a fazer a restituição do Imposto de Renda. São ao todo cinco lotes de pagamento, sendo que dois deles já foram liberados aos contribuintes. Confira como consultar os números e as próximas datas para a liberação da restituição.

Leia mais: O que fazer com a restituição do Imposto de Renda em 2022?

Segundo dados da Receita, os dois primeiros lotes foram pagos para cerca de 7,63 milhões de brasileiros. Realizar a consultar é muito simples, pois isso pode ser pelo site ou aplicativo da Receita Federal.

Próximas datas de restituição

A ordem de liberação das restituições segue a prioridade legal, sendo ela composta por idosos, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência (PcD) e professores. Claro, além dos chamados lotes residuais, que são os contribuintes que caíram na malha fina em declarações anteriores, mas já acertaram as contas com o leão.

A partir de agora a Receita Federal pagará os próximos lotes conforme a data da declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, receberá primeiro quem declarou mais cedo.

Para tirar a dúvida e saber quando irá receber o dinheiro da restituição, o contribuinte pode fazer a consulta das seguintes formas:

  • Na página da Receita na internet;
  • No aplicativo da Receita.

Outro ponto que deve ser mencionado é que o pagamento da restituição do imposto de renda é automático. O dinheiro cai na conta indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.

Ao consultar, caso o contribuinte note que não está na lista de restituição, ele deve verificar o extrato da declaração. Esse é o caminho para verificar se há pendências relacionadas à declaração.

Para isso, basta acessar a página do Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC). Depois de avaliar as informações, o próximo passo é fazer a autorregularização por meio da entrega da declaração retificadora.

Veja abaixo as próximas datas de restituição do imposto de renda, conforme o calendário oficial da Receita Federal:

  • 29 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário