Muitas pessoas convivem com a ansiedade no trabalho e nem fazem ideia de que isso ocorre. Afinal, a ansiedade é um problema mental que se instala aos poucos e só é percebida em meio a crises.
Veja também: Demonstrar estresse e ansiedade pode ser positivo; é o que diz estudo
Contudo, identificar a ansiedade no trabalho com antecedência vai te ajudar a prevenir sérios problemas em um futuro que não precisa estar tão distante assim. Conheça os principais sinais e comece a combatê-los a partir de agora.
Ansiedade no trabalho: confira os indícios
A ansiedade no trabalho é algo muito comum, mas que pode surgir de forma gradativa e bem sutil. Por isso, é importante se atentar para alguns dados da sua personalidade que evidenciam o problema.
Confira abaixo os sintomas mais comuns referentes ao problema:
1 – Procrastinação
Você sabe que precisa terminar um trabalho e tem certeza de que seria bom conseguir concluí-lo rapidamente, mas mesmo assim não o faz. A procrastinação não é um sintoma exclusivo de preguiça, mas sim de que algo em sua mente começou a trabalhar de forma desordenada.
A ansiedade é entendida como a pressa em finalizar tarefas, mas ela também pode fazer com que a pessoa trave e deixe sempre tudo para a última hora. O problema é que isso gera ainda mais ansiedade.
2 – Perfeccionismo
Cuidado para não esperar demais dos próprios atos. O perfeccionismo pode até gerar consequências boas no trabalho em algum momento. No entanto, ele causa tortura mental e pode ser mais um sintoma de ansiedade no trabalho do que de vontade em querer tudo muito bem feito.
3 – Microgerenciamento
Um dos sintomas clássicos da ansiedade é a necessidade de controle sobre tudo o que estiver ao seu alcance ou além dele. Querer participar de todas as etapas de um projeto ou saber tudo o que os colegas estão fazendo é uma tortura. Isso pode ser um sintoma de ansiedade que está caminhando para “estourar” em algum momento.