scorecardresearch ghost pixel



De olho na data: qual o prazo para a emissão do novo RG?

O novo RG começa a ser emitido ainda nessa semana em alguns estados, mas as pessoas querem saber: há mesmo prazo para que todos os brasileiros atualizem os documentos? Saiba o que a Receita Federal tem a dizer.



A nova carteira de identidade começará a ser emitida no Brasil nas próximas semanas. O início da produção ficará por conta do Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira, 26, de acordo com a Receita Federal. Confira a previsão para os demais estados e veja se há um prazo para fazer a emissão do RG atualizado.

Leia mais: Emissão do novo RG é antecipada; veja quando começa nos estados

Nos próximos dias, outros estados devem começar a emitir o documento também. São eles: Acre, Goiás, Minas Gerais, Paraná e o Distrito Federal também. Com a carteira de identidade renovada, somente o CPF será considerado. Isso quer dizer que o RG como nós estamos acostumados deixará de existir.

É por essa razão que, antes de tudo, todo cidadão deve regularizar o CPF.

Prazo para a emissão do RG

A intenção do Governo Federal com a ideia é unificar a carteira de identidade. Antes da mudança, cada cidadão podia ter até 27 números de RG, ou seja, um diferente em cada estado brasileiro.

O primeiro passo então é regularizar o CPF. Para isso, o cidadão pode aproveitar os canais de atendimento da Receita Federal para corrigir as informações necessárias do documento.

A dúvida que permanece com muitos brasileiros é se há ou não prazo para fazer a emissão da nova carteira. Segundo a Receita Federal, ninguém precisa ter pressa. Isso porque o atual RG continuará valendo por até 10 anos. Isso quer dizer que somente em 2032 o modelo será exigido de todos os brasileiros.

Além disso, os institutos de identificação têm até março do ano que vem para se adequarem. É só com o fim desse período que todos eles devem estar prontos para fornecer o documento com base na identificação única pelo CPF.

Entre as mudanças, o essa carteira poderá ser usada como principal documento de viagem por ter o código Machine Readable Zone (MRZ), que também é encontrado nos passaportes.

Isso deve facilitar a verificação da validade dele. O novo documento terá ainda o grupo sanguíneo e o fator RH. Além disso, também vai indicar se o cidadão é doador de sangue.




Voltar ao topo

Deixe um comentário