scorecardresearch ghost pixel



Emissão do novo RG é antecipada; veja quando começa nos estados

Novo RG poderá ser utilizado como documento de viagem e terá identificação via QR Code, para acesso à versão digital.



A partir desta terça-feira, 26, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) começa a ser emitida oficialmente no Brasil. O documento, também conhecido como novo RG, passa a adotar o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para a identificação dos cidadãos. O primeiro estado a emitir o novo modelo da CIN é o Rio Grande do Sul.

Leia mais: Detran publica lista de quem teve a CNH suspensa; veja se você foi prejudicado

Dentre as novidades, o novo documento conta com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como smartphones, por exemplo, que possibilitará a validação eletrônica e autenticidade das informações do indivíduo. Essa praticidade também vai ajudar a identificar se o documento foi extraviado ou furtado.

O novo RG também poderá ser utilizado como documento de viagem. Isso será possível devido à inclusão do código MRZ, que possui padrão internacional, o mesmo usado em passaportes. Importante destacar que, até o momento, apenas em países do Mercosul o documento será aceito. Nos demais, o uso de passaporte segue obrigatório.

Quem poderá emitir o novo RG?

Além do Rio Grande do Sul, outros estados da federação também começarão a emitir a nova Carteira de Identidade em breve, mais precisamente no começo de agosto. São eles: Paraná, Goiás, Minas Gerais, Acre e o Distrito Federal. Nos demais, ainda não há previsão para o início das emissões.

O novo RG também terá a validade ampliada, sendo de 10 anos para pessoas com 60 anos de idade. Para aqueles com idade superior, o RG antigo segue valendo por tempo indeterminado.

CPF precisa estar em dia

Mas não é preciso ter pressa para ter em mãos a nova versão do documento. De acordo com o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas”.

Além disso, o Ministério alerta para quem tem problemas no CPF. Aqueles que possuem informações incorretas ou elas estiverem incompletas devem regularizá-las antes de solicitar o novo RG. Essa procedimento pode ser feito de forma gratuita no site da Receita Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário