A memória é um dos mecanismos humanos mais incríveis de todos. Através das funções do cérebro, uma pessoa pode lembrar de momentos e sensações de décadas atrás. Porém, o corpo humano pode utilizar alguns artifícios de proteção que distorcem o que está gravado na mente.
Veja também: Alimentos que prejudicam a saúde do cérebro que você deveria evitar
As memórias reprimidas são exemplos de coisas que estão na nossa cabeça, mas que foram suprimidas por algum motivo.
Memórias reprimidas e o que elas representam
Situações traumáticas do passado de uma pessoa podem se transformar em memórias reprimidas. O problema é que mesmo que uma pessoa não se lembre do que aconteceu exatamente, ela encontra formas de expressar o acontecimento.
Esse tipo de memória pode estar associado a casos de depressão, distúrbios de personalidade e até mesmo sintomas físicos, como cegueira, dores crônicas, asma e muitas outras coisas. Vale destacar que as memórias reprimidas estão presentes nos trabalhos de Sigmund Freud, por exemplo.
No entanto, vários outros psicanalistas e psiquiatras estudaram os efeitos dos traumas passados em situações presentes. Investigar quais são as reais memórias reprimidas, pode ajudar a resolver de vez um problema grave que se apresenta na vida de um paciente.
Procure um psicólogo ou profissional especializado
O trabalho de um bom terapeuta ou analista se concentra em fazer com que o paciente entenda como o cérebro dele funciona e encontre formas de expressar o que está em seu interior. As memórias reprimidas precisam ser resgatadas e trabalhadas para que seu significado ganhe novos rumos.
Dessa maneira é possível aceitar o que aconteceu no passado e parar de sofrer com os efeitos colaterais de tal acontecimento. Assim, a terapia é o principal caminho que destina a cura de um paciente com memórias reprimidas e diversos traumas incutidos em sua personalidade.
Se você apresentar quaisquer sofrimentos mentais, não hesite em procurar ajuda especializada. Vá a algum profissional de Psicologia ou psiquiatria para encontrar o tratamento adequado.