scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro esquecido na Caixa e no Banco do Brasil: você tem direito?

Mais de 400 mil pessoas que trabalharam de maneira formal têm valores esquecidos em um desses dois bancos. Veja como sacar.



O Ministério do Trabalho e Previdência informou que mais de 400 mil pessoas têm “dinheiro esquecido” na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Esses valores são referentes ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020, pago mais cedo neste ano.

Leia mais: Preço da gasolina pode ‘despencar’ após corte do ICMS; estados anunciam redução

Cada trabalhador da iniciativa pública ou privada com direito ao benefício pode sacar entre R$ 101 e R$ 1.212. O valor depende da quantidade de meses trabalhados no ano considerado para apuração.

As retiradas estão autorizadas desde março e seguem até 29 e dezembro de 2022. Passado esse prazo, o interessado terá que aguardar a liberação dos recursos em um novo calendário.

Quem tem direito?

Pode receber o abono salarial PIS/Pasep o cidadão que cumpre todos os requisitos abaixo:

  1. 
Estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, 5 anos;
  2. Ter trabalhado por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
  3. Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês no ano-base;
  4. Estar com os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/eSocial.

Como sacar o abono?

No caso dos funcionários de empresas privadas (PIS), o saque está disponível na Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos (Pasep) devem procurar o Banco do Brasil para realizar o resgate do dinheiro.

Em ambos os casos, as consultas estão disponíveis no aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS), e também no telefone da central Alô Trabalho (número 158). Outra opção é entrar em contato diretamente com o banco pagador do benefício.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário