scorecardresearch ghost pixel



Preço da gasolina pode ‘despencar’ após corte do ICMS; estados anunciam redução

Além dos combustíveis, também entraram para a lista de reduções os serviços de energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.



A redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) continua chegando em boa parte dos estados do Brasil. Praticamente todas as 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, já anunciaram o corte do tributo aplicado sobre os combustíveis.

Leia mais: Decreto de Bolsonaro obriga que postos mostrem preços antes e depois do teto do ICMS

A medida cumpre a lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que cria o teto do ICMS sobre produtos e serviços considerados essenciais. Além dos combustíveis, também entraram para a lista de reduções os serviços de energia elétrica, comunicações e transporte coletivo.

Sendo assim, de acordo com a lei, o ICMS não pode superar as alíquotas entre 17% e 18%, dependendo estado. No entanto, é possível que o governante decida por abaixar ainda mais o valor do imposto. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o percentual aplicado passou a ser de 15%.

Estados que aprovam a redução do ICMS

Confira a seguir a lista de estados que anunciaram a aplicação da nova alíquota do imposto:

  1. Minas Gerais;
  2. Rio de Janeiro;
  3. Santa Catarina;
  4. São Paulo;
  5. Rio Grande do Sul;
  6. Paraná;
  7. Espírito Santo;
  8. Sergipe;
  9. Goiás;
  10. Amazonas;
  11. Ceará;
  12. Amapá;
  13. Pará;
  14. Rondônia;
  15. Roraima;
  16. Alagoas;
  17. Bahia;
  18. Paraíba;
  19. Pernambuco;
  20. Maranhão;
  21. Rio Grande do Norte;
  22. Tocantins;
  23. Acre;
  24. Mato Grosso do Sul;
  25. Piauí;
  26. e Distrito Federal

Potencial queda nos preços

O Ministério de Minas e Energia publicou no dia 6 de julho uma estimativa que traz o potencial de queda nos preços dos combustíveis nas bombas após o corte do ICMS.

De acordo com a pasta do governo, estimativa é de redução na faixa dos R$ 1,55 no litro da gasolina e de R$ 0,31 no etanol. Os cálculos levaram em consideração a média de valores dos combustíveis da semana de 19 a 26 de junho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário