scorecardresearch ghost pixel



Erros ao carregar o celular: como evitá-los para aumentar a vida útil

A vida útil do celular é afetada todas as vezes que cometemos alguns desses erros ao realizar o carregamento de sua bateria.



O celular tornou-se quase uma extensão de nossos corpos. É usado o tempo inteiro, algumas pessoas podem chegar ao ponto de ficar desesperadas ao perceberem que estão prestes a ficar sem bateria.

Veja também: Conheça algumas configurações em celulares Android para melhorar sua experiência

É um item tão comum no dia a dia, que nem percebemos quando não estamos cuidando direito dele. Existem alguns erros que poucas pessoas sabem sobre o carregamento do celular. Erros que podem comprometer a vida útil e seu desempenho. Vamos conhecê-los!

Principais erros ao carregar o celular

Deixar permanentemente o carregador ligado

O celular ligado muito tempo na tomada tende a suspender o carregamento assim que atingir a carga total. Mas, dependendo do modelo de aparelho, alguns componentes internos correm riscos de superaquecer e provocar incêndios.

Completar a carga total  

Idealmente o celular deve ser carregado até uns 80%, pois isso evita o superaquecimento e a renovação de ciclos de carga. Para você entender, a cada ciclo completo de carga significa um pouco mais de perda de vida útil do aparelho. 

De acordo com especialistas, para conservar o aparelho, deve-se deixar a bateria entre 20% e 80% de sua carga, isso também explica o porquê não é recomendado deixar a bateria zerar.

Não use o celular enquanto estiver em carregamento

Esse erro é o mais praticado. Pois, é difícil deixar de atender o celular ou checar alguma mensagem enquanto ele está carregando.

Mas toda vez que se faz isso, sobrecarrega as funções da bateria, que acaba realizando duas funções ao mesmo tempo. Se a bateria sobrecarrega, ocorre também o superaquecimento do aparelho.

Usar qualquer tipo de carregador

O principal risco de fazer uso de carregadores não originais é danificar a bateria e aparelho, por isso prefira usar sempre o carregador original.

Carregar o celular sem tirar a capa de proteção

Carregar a bateria sem tirar a capa de proteção pode ser perigoso, porque bloqueia a saída de calor, causando um superaquecimento dos componentes internos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário