scorecardresearch ghost pixel



Erros que custam caro: 7 multas causadas por maus hábitos ao volante

Saiba o que deve ser evitado ao máximo enquanto se está no controle de um veículo. Hábitos e atitudes podem acabar pesando no bolso.



Quando uma pessoa assume ser capaz de dirigir um veículo, ela deve estar ciente de todas as regras que envolvem colocar as mãos ao volante. Não dirigir alcoolizado, respeitar as leis de trânsito e andar com a documentação em dia são apenas algumas das regras básicas a serem cumpridas para evitar a cobrança de multas.

Leia mais: Exame toxicológico para renovar CNH ainda é obrigatório? Descubra aqui!

No entanto, indo além das tradicionais regras que estão fixadas na mente dos motoristas, existem outros atitudes comuns, previstos no artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que também são consideradas infrações de trânsito, mas que muita gente comete sem ter ideia disso. Confira quais são elas a seguir!

7 erros comuns no trânsito que geram multa, mas que pouca gente sabe

Acompanhe abaixo quais comportamentos devem ser abolidos enquanto se dirige o carro:

1. Dirigir com fones de ouvido, seja conectado ao aparelho de som do veículo ou via conexão bluetooth.

2. Fazer a cobrança de tarifa com o veículo ainda em movimento, no caso de motoristas de táxis e aplicativos.

3. Dirigir o veículo utilizando apenas uma das mãos. O condutor só pode retirá-las do volante para mudar a marcha do veículo, acionar equipamentos acessórios do carro (como limpador de vidros) ou para fazer sinais no trânsito, como dobrar a esquerda, direita ou reduzir a velocidade.

4. Conduzir o veículo utilizando algum calçado que não seja firme nos pés ou que possa comprometer a utilização dos pedais. Neste caso ficam proibidos os chinelos de dedos ou sapatos de saldo alto. Dirigir descalço é permitido, porém não é recomendado porque existe o perigo de queimar os pés quando os pedais se aquecem.

5. Dirigir o carro enquanto estiver incapacitado fisicamente ou mentalmente, de forma que possa comprometer a segurança do trânsito. Um exemplo são motoristas flagrados dirigindo com a perna ou braço engessados.

6. Pilotar com o braço para fora do veículo, apesar de natural e involuntário às vezes, pode gerar multas ao motorista que for flagrado fazendo isso. Apenas nas exceções dispostas no item 3 são aceitas.

7. Dirigir o veículo carregando pessoas, animais ou qualquer outro volume à esquerda ou entre os braços e pernas pode gerar empecilhos ao motorista, principalmente se ele tiver que reagir rapidamente a uma freada, por exemplo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário