Este é o momento exato em que seu cabelo começa a envelhecer, segundo a ciência

Pesquisa visa entender como o cabelo começa a envelhecer para indicar o melhor tratamento.



É sabido que o cabelo começa a envelhecer à medida em que vamos avançando em idade. O envelhecimento capilar é percebido quando começam a surgir os primeiros fios de cabelos brancos. Mas, além dos fios brancos, a estrutura dos fios começa a perder resistência, tornando-se frágeis, além de apresentar aspectos de ressecamento e demorar mais a crescer.

Veja também: Café da manhã que fortalece e evita a queda de cabelo: veja o que comer

Os cabelos começam a apresentar perda de volume e diminuição da espessura dos fios. Outros fatores como uso frequente de químicas, exposição em excesso a luz solar, falta de cuidado com os fios, uso frequente de chapinha e secador também aceleram o envelhecimento capilar. Além disso, o estresse, uso de certos medicamentos e algumas doenças também prejudicam a saúde capilar.

O Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology publicou um estudo que destaca as diferenças do envelhecimento do cabelo em diferentes etnias. 

Como foi feito o estudo para definir como o cabelo começa a envelhecer

O estudo foi feito a partir de análises de mais de 69 publicações, com objetivo de identificar como é o processo de mudanças na estrutura capilar. O foco do estudo foi avaliar essas mudanças conforme a etnia dos pacientes. 

Para complementar os estudos, foram avaliadas informações sobre a estrutura capilar, particularidades sobre o envelhecimento e respostas aos agentes externos, além dos cuidados específicos de cada grupo de indivíduos, como higiene, por exemplo.

Conclusões do estudo

A primeira descrição feita pelos pesquisadores trata das diferenças entre como começam a ser percebidos os sinais de envelhecimento. Em pessoas de origem africana e negras, os efeitos do envelhecimento dos fios começam a se manifestar a partir dos 40 anos. Já em pessoas de raça branca caucasianos e asiática, os efeitos são percebidos aos 30 anos.

A investigação também identificou que em pessoas de origem afro-americana, por exemplo, os danos iniciais são causados próximo à raiz do couro cabeludo, enquanto em caucasianos e asiáticos os danos começam na haste distal do cabelo. 

Em mulheres pós-período climatério ocorre uma diminuição do crescimento dos fios do couro cabeludo, especialmente na parte frontal, bem como uma queda de crescimento e diâmetros menores no restante da cabeça.

A pesquisa tem o intuito de destacar a importância dos cuidados preventivos com os cabelos. Isso porque o cabelo possui um papel importante de proteção e influência na autoestima. De acordo com os especialistas, conhecer as diferenças de envelhecimento capilar contribui para o melhor tratamento conforme as características de cada paciente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário