scorecardresearch ghost pixel



Estes alimentos cozidos são mais saudáveis do que crus

Certos alimentos quando cozidos tem suas propriedades nutricionais perdidas, mas saiba que o contrário também ocorre. Veja os alimentos que são melhores consumidos cozidos.



A forma de preparo de certos alimentos impacta a sua forma nutricional e seu sabor. Mas, de acordo com a lista de alimentos feita pela nutricionista Laura Brown, publicada no site The Conversation, existem alguns alimentos que cozidos mantêm seus nutrientes, inclusive sendo possível aumentá-los durante o preparo.

Veja também: Truque com cebola na panela para impedir que os alimentos grudem funciona?

Alimentos cozidos que são mais saudáveis do que crus

Couve

Muitas pessoas preferem comer a couve crua, ou prepará-la em sucos detox, mas acontece que este alimento possui enzimas que dificultam o organismo de eliminar o iodo da tireoide. Essas moléculas são quebradas quando o alimento é cozido, possibilitando ao metabolismo funcionar adequadamente.

Cogumelo

Contém diversas vitaminas e antioxidantes, como a ergotioneína, que só é ativada quando o alimento é cozido. A ergotioneína ajuda a eliminar os radicais livres, substâncias nocivas ao organismo. 

Tomate

Talvez você já tenha ouvido falar que o tomate é um alimento que deve ser consumido cru, por possuir licopeno, porém quando o alimento é exposto à altas temperaturas de cozimento, faz com que seu licopeno aumente cerca de 50%.

O licopeno é um tipo de antioxidante que produz muitos benefícios à saúde, entre os quais podemos destacar: combate ao envelhecimento celular, redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), reduz riscos de câncer. É importante explicar que apesar de o cozimento do tomate haver um aumento da concentração de licopeno, por outro lado, temos uma perda significativa de vitamina C.

Espinafre

Considerado um alimento nutricional completo, o espinafre possui ferro, magnésio, cálcio e zinco, além de conter o ácido oxálico e ácido fítico, elementos que bloqueiam a absorção de ferro e de cálcio, mas que são eliminados após o cozimento, permitindo o organismo a absorver melhor os nutrientes.

Além disso, pesquisas sugerem que quando o espinafre é cozido, consegue manter suas propriedades de ácido fólico, uma vitamina que está associada ao menor número de casos de câncer como o de mama e de intestino.

Pimentão

Semelhante ao tomate, o pimentão perde suas vitaminas C durante o cozimento, no entanto, ainda é vantajoso consumir o alimento assim, devido ao aumento de seus antioxidantes carotenoides, que fortalece o sistema imunológico.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário