scorecardresearch ghost pixel



Google x Tinder: briga entre empresas pode banir app da Play Store

Uma disputa entre o Google e o Grupo Match, os controladores do Tinder, pode levar ao aplicativo ser retirado da Play Store. Veja o que diz cada uma das empresas e como está o andamento do processo.



Um processo do Google contra o Grupo Match pode tirar o aplicativo Tinder da Play Store de uma vez por todas. A companhia está cobrando uma indenização monetária depois que o grupo processou o Google com a alegação de violação antitruste. Entenda a briga entre as duas empresas.

Leia mais: Google destaca 9 boas razões para trocar iPhone por Android

Com a disputa acontecendo entre as duas gigantes, os mais prejudicados podem ser os usuários do Tinder. A previsão é essa porque o risco é de que o aplicativo deixe de fazer parte da lista de apps da Play Store é grande.

Google x Tinder

No começo de 2022, o Grupo Match – responsável pelo Tinder – processou o Google. A alegação foi de que o grupo passou a exigir que todos os desenvolvedores de Android realizassem pagamentos de “bens e serviços digitais” por meio do sistema de cobrança da empresa.

Mais recentemente, em maio, as duas sociedades chegaram a um acordo, mas ele foi claramente temporário. A definição até então foi de que o aplicativo de relacionamento continuaria na loja de aplicativos do Google. Para isso, deveria usar seu próprio sistema de pagamentos.

Segundo o portal Engadget, pelo acordo temporário entre as duas empresas, o Google reconheceria as reclamações sobre o monopólio de pagamentos. Por outro lado, o Grupo Match concordaria em oferecer o sistema de cobranças do Google como alternativa.

Mas de lá para cá, a alegação que tem sido feita pelo Google é que a empresa teria evitado os pagamentos e descumprindo o acordo estabelecido entre as duas. Alega também que o Match estaria ganhando vantagem em relação aos outros desenvolvedores de aplicativos justamente por não pagar para ter os seus apps na loja.

Por outro lado, o Grupo Match do Tinder alega que o Google viola leis federais e estaduais. A declaração foi dada ao Bloomberg, ao dizer também que a empresa segue contestado as taxas cobradas pelo Google pela Play Store.

Durante a briga entre essas duas marcas enormes do mercado, o Grupo Match pode ter que pagar danos monetários ao Google. Além disso, o aplicativo Tinder deve deixar de ser disponibilizado na loja virtual. O que atualmente sabe-se é que o Google fica com uma porcentagem que varia de 15% a 30% de cada transação dentro do Play Store.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário