scorecardresearch ghost pixel



IBGE abre concurso com mais de 15 mil vagas; prazo de inscrição é curto

O novo concurso do IBGE oferece oportunidades para brasileiros com o ensino fundamental completo. O edital já foi publicado e detém todas as informações necessárias, mas você pode ver como participar do processo aqui.



Termina no dia 1 de agosto o período de inscrições gratuitas do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São mais de 15 mil novas vagas para agente censitário. Os interessados em participar do concurso devem procurar um dos postos do IBGE indicados no edital divulgado.

Leia mais: IBGE abre nova seleção com 148 vagas para o Censo 2022

As vagas são para o trabalho temporário no Censo Demográfico 2022. Para participar, é preciso ter o ensino fundamental completo. O contrato com o IBGE terá duração de três meses, com possibilidade de ser prorrogado.

Concurso do IBGE

O edital completo do concurso do instituto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). As informações também estão no site. Os candidatos precisam conferir a versão completa e seguir todas as etapas de inscrição.

Segundo as informações do IBGE, a remuneração será de acordo com a produção de cada agente censitário, por isso poderá variar a partir de alguns fatores, como do tempo dedicado por cada pessoa. Apesar disso, uma taxa é fixada por setor do censo. São dois tipos de questionário: o básico ou amostra.

Os aprovados no concurso do IBGE deverão trabalhar com base na jornada mínima semanal de 25 horas. Todos deverão passar pelo treinamento obrigatório, que é de participação integral.

Caberá aos recenseadores a função de entrevistar os moradores e preencher o questionário indicativo na coleta. O trabalho é essencial para conhecer a realidade das famílias brasileiras.

Sendo assim, quem deseja participar do concurso do IBGE deve conferir todo o edital disponível no site do instituto, preencher as informações solicitadas no formulário e entregar os documentos necessários nas unidades indicadas também no arquivo. Lembre-se que o prazo termina no início de agosto.




Voltar ao topo

Deixe um comentário