scorecardresearch ghost pixel



INSS: dependentes podem contribuir para complementar pensão por morte

Para complementar a pensão por morte, o pedido tem que ser feito primeiramente ao INSS. Em caso de recusa, o dependente pode procurar a Justiça.



Os dependentes dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão complementar as contribuições recolhidas em vida pelo segurado de baixa renda para a pensão por morte. Os pagamentos poderão ser feitos por meio de guias ou carnês. Para isso, os dependentes deverão entrar com o pedido na Justiça.

Leia mais: Atenção: Receita abre consulta ao 3º lote de restituições do IR

A complementação é para fins de pensão por morte. Assim, a possibilidade de complementação pós-óbito das contribuições previdenciárias será no valor de 5% do salário mínimo.

Complementar pensão por morte

De acordo com a medida, os dependentes precisarão entrar na Justiça. Isso porque o INSS não aceita o pagamento depois da morte do segurado, mesmo que seja para complementar o valor para a pensão por morte.

Mas, antes de recorrer à Justiça, a orientação é que o interessado faça o pedido administrativo junto ao INSS. Se o Instituto recusar, uma saída será a ação judicial.

Para o INSS, a pessoa de baixa renda é aquela que fez contribuições facultativas, não tem renda própria e nem exerce atividade remunerada. Para atender aos requisitos, a renda familiar tem que ser de até dois salários mínimos.

Outra exigência é que a pessoa esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Então, veja como fazer o pedido para complementar a pensão por morte no INSS:

  • baixe o aplicativo “Meu INSS” e faça o login;
  • digite o nome do serviço que procura;
  • leia o texto na tela e siga as instruções para fazer o pedido.

Depois disso é só acompanhar a solicitação por meio da opção “Consultar pedidos”. A resposta da solicitação pode demorar até 45 dias, de acordo com a previsão divulgada pelo INSS. Quem não tem acesso à internet ou dúvidas sobre o pedido pode entrar em contato pela central de atendimento no telefone 135.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário