scorecardresearch ghost pixel



Irmão mais velho é o mais inteligente, afirma pesquisa de Edimburgo

Um novo estudo de comportamento analisou 5 mil crianças e entendeu que o irmão mais velho é o mais inteligente da família; entenda o porquê.



Um estudo da Universidade de Edimburgo e publicado no The Journal of Human Resources afirma que o irmão mais velho é o mais inteligente da família. Pelo menos foi isso o que os dados do estudo revelaram de modo preliminar. Entenda mais como isso foi constatado pelos cientistas.

Veja também: Sinais de baixa inteligência emocional: veja o que fazer agora

Detalhes da pesquisa que mostra irmão mais velho como inteligente

Ao todo, os pesquisadores acompanharam o desenvolvimento de 5 mil crianças, desde o dia em que nasceram até a idade de 14 anos completos. De dois em dois anos, essas crianças faziam um teste de reconhecimento com leitura e avaliação de imagem. Também foram considerados fatores socioeconômicos e detalhes familiares.

Logo no início do estudo foi constatado que o irmão mais velho era sempre o mais inteligente entre todos. Isso se dava por meios que avaliavam o Quociente de Inteligência (QI). A alteração foi constatada em testes de matemática, de leitora, capacidade verbal e de compreensão.

Ainda que os filhos recebam apoio emocional dos seus pais, os testes concluíram que o irmão mais velho costuma ser com mais capacidade de inteligência. Atividades cognitivas costumam ser intensificadas com esse grupo de crianças.

Pesquisa aponta os pais como culpados

O que acontece, de acordo com o estudo, é que os pais estimulam menos a capacidade de leitura, de fala e de alguns outros comportamentos. Isso decorre do tempo mais apertado, de condições um pouco mais complicadas e da rotina atribulada. Além disso, os pais podem estar mais cansados com o nascimento de outras crianças.

Um dos objetivos da pesquisa é servir como subsídio para analisar como o desenvolvimento na infância se liga com as condições da vida adulta em cada pessoa. No entanto, é preciso dizer que o resultado do estudo não é uma regra incontrolável e ele pode servir como apoio em métodos educativos que entendam esse tipo de questão e proponham formas de garantir estímulos aos filhos mais novos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário