scorecardresearch ghost pixel



Sinais de baixa inteligência emocional: veja o que fazer agora

Muitas pessoas precisam aumentar o nível de inteligência emocional para conseguir se relacionar e viver em sociedade. Confira alguns indícios que evidenciam isso com clareza.



Viver em sociedade exige inteligência emocional, pois só assim será possível conviver com pessoas diferentes de você. Entender que nem tudo acontece como se quer é fundamental para uma vida cheia de bem-estar.

Veja também: Como superar as emoções e manter uma conversa consciente?

Por isso, confira alguns indícios que mostram uma pessoa que precisa melhorar a sua inteligência emocional:

1 – Nunca faz uma autocrítica construtiva

Não tem forma melhor de aprimorar a inteligência emocional do que se conhecer em profundidade. Para isso, no entanto, é preciso que a pessoa esteja disposta a tecer autocríticas e aprimorar os pontos negativos que estão atrelados à sua personalidade.

O autoconhecimento é uma fase necessária para qualquer pessoa que deseja evoluir enquanto parte de uma sociedade organizada e positiva.

2 – Dificuldade em se expressar

A expressão não é apenas uma forma necessária para que duas ou mais pessoas se comuniquem, ela é necessária para aliviar o estresse e as preocupações. Abrir o seu coração pode ajudar a superar traumas e momentos difíceis da vida.

Por isso, se você quer adquirir mais inteligência emocional, é preciso trabalhar a capacidade de comunicação com o meio à sua volta.

3 – Trabalho em equipe é um sofrimento

Outro indício de que sua inteligência emocional precisa ser melhorada é a dificuldade em trabalhar em equipe. Empatia, resiliência e humildade são atributos necessários para qualquer pessoa que viva em meio social e precise da ajuda dos outros, ou seja, é essencial para todo mundo.

4 – Baixa inteligência emocional aumenta a desistência

Uma frase famosa que fala sobre a vida diz o seguinte: “viver não se trata de quanto você aguenta bater, mas sim de quanto você aguenta apanhar”. Embora seja um exemplo que soe violento, a verdade é que as conquistas que realmente importam sempre são oriundas de muitas superações. Pessoas que desistem fácil costumam ter baixa inteligência emocional.

5 – Empatia é uma palavra sem sentido?

Quando você não consegue se colocar no lugar do outro, algo está errado. Você precisa trabalhar sua inteligência emocional a fim de ampliar a empatia e ter uma consciência mais dinâmica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário