Famílias que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) podem solicitar gratuitamente um conversor digital para seus equipamentos. A instalação é necessária para que elas não percam o sinal da televisão.
Leia mais: Ganhe até R$ 8 mil encontrando esta moeda de R$ 1 ‘bifacial’
O sinal de TV aberta transmitido pelas antenas parabólicas pode sofrer interferência da quinta geração de internet móvel, o 5G. A novidade chegou à Brasília na primeira semana de julho e será ampliada para os demais estados nos próximos meses.
Quem utiliza antenas parabólicas pode enfrentar problemas porque a frequência 3,5 GHz em que elas operam é a mesma usada pelo 5G. Essa coincidência é o que causa interferência no sinal, explica diretor-conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira.
Como solicitar a mudança?
Os brasileiros inscritos no CadÚnico que precisam se adequar à nova realidade podem solicitar o kit e a instalação no site da EAF (Entidade Administradora da Faixa), sem pagar nada. Basta informar o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) e escolher um dia e horário para instalação.
O pedido também pode ser feito de forma gratuita pelo telefone 0800 729 2404. Vale destacar que a troca de equipamento sem custos abrange apenas as capitais brasileiras.
Fim da antena parabólica
Conforme determinação do governo federal, a transmissão pela antena parabólica terá fim em 18 meses, contados a partir do dia 6 de julho. Especialistas explicam que a TV aberta migrará da banda C para a banda Ku, visando evitar prejuízos.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 27% dos lares brasileiros utilizavam antena parabólica em 2019.