scorecardresearch ghost pixel



Leia isso antes de ir morar sozinho; você vai precisar!

Se você está iniciando sua vida adulta e foi morar sozinho, atenção! É melhor estar prevenido para os “perrengues” de se tornar responsável pela casa e pela rotina completa.



Morar sozinho é um momento de mudança completa da vida e que proporciona crescimento pessoal. Há diversas coisas boas em sair da casa dos pais e encarar a vida emancipada. No entanto, aqui não vamos tratar das vantagens, mas sim das dificuldades que o jovem adulto vai encontrar.

Veja também: 3 em cada 4 brasileiros estão preocupados com o dinheiro

O que você precisa saber antes de sair de casa e morar sozinho?

Abaixo estão algumas dicas que podem ajudar muito a vida das pessoas que estão saindo da casa dos pais. Morar sozinho é sempre muito bom, mas também existem dificuldades que devem ser enfrentadas.

1 – Tudo precisa ser limpo

Mais cedo ou mais tarde você vai notar que sua casa e os objetos que existem nela precisam de limpeza. Seja para permitir que visitas se sintam à vontade ou para que você mesmo consiga viver bem assim. Aliás, a limpeza é essencial para a saúde e ajuda seus objetos a durarem muito mais tempo.

2 – Alugar uma casa não é tão simples

Os contratos de locação por imobiliária exigem fiador ou algum tipo de garantia. Normalmente, a pessoa também deve comprovar renda para conseguir o aluguel. A casa não pode sofrer alterações e deve ser devolvida como foi entregue. Isso quer dizer que antes de trocar de lar, você vai ter que pintar tudo e reparar o que estiver danificado.

3 – Aluguel aumenta

Quando for morar sozinho, lembre-se de que o valor do aluguel irá aumentar todos os anos. O reajuste nem sempre é algo baixo ou suave. Aproveite para começar em um imóvel com custo abaixo do esperado.

4 – Solidão vai te incomodar

Em alguns momentos, viver sozinho será demais e incrivelmente libertador. No entanto, a solidão vai aparecer em várias ocasiões. Saiba disso e não ache que você estará imune ao sentimento de tristeza.

5 – Não acumule boletos

É comum deixar uma conta para depois ou pagar algo atrasado, mas não faça isso. Os boletos não vão parar de chegar e existem consequências como multas e cortes de serviços.

6 – Você vai cozinhar

Não tem jeito, você precisa cozinhar se for morar sozinho. É melhor começar pelo básico, como arroz e feijão com ovo frito.

7 – A vida adulta não é mole

Você achava que tinha um problemão com suas amizades da adolescência ou em intrigas familiares. A verdade é que tudo isso vai parecer apenas um sopro agradável perto das responsabilidades da vida adulta.




Voltar ao topo

Deixe um comentário