scorecardresearch ghost pixel



Mutação genética faz mulheres nascerem homens; como a ciência explica

A ciência descobre a condição genética em que mulheres possuem o cromossomo XY. Entenda mais o assunto!



Todos nós estudamos na escola que pessoas com cromossomos XX são mulheres e XY são homens, mas a ciência acaba de descobrir que existem casos em que isso não funciona exatamente assim. Cientistas observaram algumas pessoas que fisicamente aparentam ser mulheres, mas possuem os cromossomos XY, entenda melhor esse estudo.

Veja também: 5 melhores dicas para criar filhos bem-sucedidos, segundo a ciência

Observou-se que muitas mulheres crescem como mulheres, mas ao chegarem na puberdade começam a perceber que algumas coisas não estão de acordo com o desenvolvimento normal de uma menina, pelo contrário, começam a notar algumas características masculinas, e isso está acontecendo mais do que o esperado.

Veja o que as descobertas cientificas revelam

A pesquisa descobriu que 1 em cada 15 mil mulheres possui os cromossomos XY ao invés de XX. Mesmo com esses cromossomos, sua fisionomia é feminina, sem levantar qualquer dúvida em seus parentes e amigos, pois as características masculinas nunca aparecem e algumas conseguem até mesmo engravidar.

O estudo segue em desenvolvimento, e seus pesquisadores buscam entender como uma pessoa que tem cromossomos XY podem se desenvolver como mulher, preliminarmente a causa dessa disfunção apontam para a síndrome de Morris e síndrome de Swyer.

A síndrome de Morris caracteriza-se pela insensibilidade androgênica, isto é, são pessoas que têm níveis extremamente altos de testosterona e outros hormônios masculinos. Mas, não desenvolvem os órgãos genitais masculinos, com isso a pessoa se desenvolve física e psicologicamente como mulher, mas possuem cromossomos XY.

O diagnóstico normalmente ocorre na puberdade entre 12 e 13 anos, onde as mudanças no corpo são afetadas, normalmente mulheres com esse diagnóstico não podem ter filhos por não terem seus órgãos femininos desenvolvidos.

Quanto mais cedo se descobre essa condição, menor é a chance de gerar impactos na vida da mulher. Pois, o sonho de ser mãe se desenvolve desde cedo e descobrir que não se pode ter filhos pode gerar até mesmo depressão. Mesmo sendo raro, é importante sempre estarmos atentos à saúde de nossos filhos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário