scorecardresearch ghost pixel



Na palma da mão: saiba como acessar RG, CPF e CNH pelo celular

Versão digital facilita o acesso aos principais documento de identificação dos brasileiros. Veja como utilizar.



O avanço da tecnologia é uma tendência sem volta no mundo todo, e de forma gradativa também vem chegando ao Brasil. Uma das novidades que pode ser aproveitada por muitos brasileiros é a criação da versão digital de uma série de documentos de identificação.

Leia mais: Adeus, número do RG! Nova identidade passa a ter apenas o CPF

A Carteira Nacional de Habilitação, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Registro Geral (RG) atualmente contam com uma alternativa online ao documento físico. Conheça cada uma delas e veja como usar.

CPF pela internet

Não existe exatamente uma versão digital do CPF, mas é possível obter um comprovante do documento sem complicação, pela internet. Basta acessar o site da Receita Federal e preencher os dados solicitados.

Outra opção para fazer a consulta é baixar o aplicativo “Pessoa Física”. Além de verificar o cadastro, o cidadão pode regularizar o documento, tirar a primeira via, entre outros serviços.

CNH Digital

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito foi criado para facilitar o acesso à habilitação e ao licenciamento do veículo. De acordo com a legislação em vigor, o documento eletrônico substitui a apresentação do físico em todo o país.

Para utilizar a ferramenta, basta fazer seu download (disponível para Android e iOS) e criar uma conta no portal Gov.br.

Identidade digital

A chegada na nova identidade dos brasileiros trouxe para os brasileiros a chance de apresentar o RG de forma digital. Por meio da plataforma Gov.br, é possível validar os dados e verificar a alternativa digital do documento.

A emissão da identidade atualizada começou no dia 26 de julho, no Rio Grande do Sul, mas os demais estados têm até 2023 para adotar as mudanças.




Voltar ao topo

Deixe um comentário