scorecardresearch ghost pixel



Governo volta a prorrogar prazo de emissão da CIN, a nova carteira de identidade

Adequação dos sistemas pelos estados e Distrito Federal deveria ter ocorrido até a última segunda-feira (6).



O governo federal prorrogou pela segunda vez o prazo para que os estados e o Distrito Federal iniciem a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CIN), documento que vai substituir o Registro Geral (RG) no Brasil. A adequação dos sistemas deveria ter ocorrido até o dia 6 de novembro.

Leia mais: Acabou! Você NÃO precisa mais de CNH para dirigir esses veículos

Agora, a data limite foi ampliada para o dia 6 de dezembro. A informação inicial é que o prazo terminaria no dia 11 de janeiro de 2024, mas o governo atualizou a informação mais tarde no mesmo dia.

Este foi o segundo adiamento, já que a princípio os estados teriam até 6 de março para iniciar a emissão. Como poucas unidades federativas haviam atualizado seus sistemas até perto do fim do prazo, ele foi prorrogado para a última segunda-feira (6).

Nova identidade

O Ministério da Gestão e Inovação informou que cerca de 2 milhões de identidades já foram emitidas no novo modelo, que unifica a numeração em todo o país por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Em maio, a nova Carteira de Identidade passou por uma mudança para excluir o campo “sexo” e a distinção entre “nome” e “nome social”. O documento possui um QR Code que pode ser lido em qualquer smartphone e permite a verificação de sua autenticidade, além de informar se foi furtado ou extraviado.

A CIN também conta um código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo presente nos passaportes, o que possibilita o uso da identidade como documento de viagem em alguns países.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário