Andar descalço pode até ser confortável para a mente, já que passa a impressão de relaxamento. Porém, existem riscos que os pés descalços se expõem toda vez que você ignora o uso de calçados. Descubra quais são os problemas mais comuns que podem aparecer em seus pés ao andar descalço. Certamente você vai se surpreender com todas essas informações.
Veja também: 6 benefícios da caminhada que vão mudar sua vida
Bons motivos para parar de andar descalço agora mesmo
Os pés ficam mais expostos aos microrganismos
O chá é repleto de vida, embora você não consiga ver, os microrganismos estão em todos os cantos e são super-resistentes. Isso quer dizer que andar descalço faz o pé ficar exposto a bactérias, fungos e outros agentes microscópicos e que são nocivos para a saúde.
Você pode acabar levando esse tipo de agente patógeno para diversos lugares, como sofás, cadeiras, camas e para os cômodos da sua casa. Ninguém quer que a residência fique cheia de microrganismos perigosos, certo? Então é melhor calçar um sapato ou chinelo para ficar em casa.
Chão duro pode prejudicar a saúde dos pés descalços
Outro ponto de alerta para pessoas que andam descalças está nos prejuízos para a aparência e para a saúde dos pés. O chão duro machuca a pele e pode fazer rachaduras e cascas aparecerem nos seus pés.
Além de um aspecto desagradável, esse problema pode provocar dores e outros problemas que aparecem em curto e médio prazo. Para evitar isso, basta parar de andar descalço por aí.
Andar descalço aumenta o chulé
Se os problemas acima já são suficientes para fazer você pensar duas vezes antes de andar descalço, existe um outro fator importante. O chulé aumenta significativamente em pessoas que não utilizam calçados para transitar pela casa ou fora dela.
Caso não queira que seus pés adquiram o mau-cheiro característico de chulé, o melhor a fazer é vestir um chinelo, tênis ou sapato.