scorecardresearch ghost pixel



Não fique sem dirigir: saiba com quantos pontos a CNH é suspensa

O Código de Trânsito mudou e com ele as formas de penalizar o motorista. Veja quantos pontos é preciso para perder o direito de dirigir.



Para não colocar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em risco, é fundamental ficar atento a todas as mudanças previstas nas leis de trânsito. E os pontos na carteira de motorista são um assunto importante para não quem não quer ter a CNH suspensa.

Leia mais: Detran publica lista de quem teve a CNH suspensa; veja se você foi prejudicado

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dependendo do tipo de infração cometida, existe uma quantidade de pontos específica. Confira: Gravíssima – 07 sete pontos; Grave – 05 cinco pontos; Média – 04 quatro pontos; e Leve – 03 três pontos.

Com quantos quantos a CNH é suspensa?

Considerando que existem diferentes níveis para as infrações de trânsito, os motoristas devem ficar atentos com o tipo de penalidade sofrida e como ela vai impactar na quantidade limite, que passou de 20 pontos para 40 pontos após a atualização do CTB.

Sendo assim, uma vez que o limite de 40 pontos é atingido, a carteira do motorista é suspensa e ele precisa passar por um processo de reciclagem para recuperar o direito de dirigir. Porém, existem ressalvas. O limite de pontos pode ser menor em caso de histórico de infrações graves.

Para esclarecer melhor, o novo sistema de pontuação para a suspensão da CNH ficou da seguinte forma:

  • limite  de 20 pontos – 2 ou mais infrações gravíssimas;
  • limite de 30 pontos – 1 infração gravíssima;
  • limite de 40 pontos – nenhuma infração gravíssima.

Importante lembrar que existe uma exceção para o caso de motoristas de transporte de aplicativo, taxistas e outras funções remuneradas no trânsito. Neste caso, a suspensão da CNH só acontece quanto o condutor atinge o limite máximo de 40 pontos, independente do nível da transgressão cometida.

Como consultar a quantidade de pontos da CNH?

Os motoristas podem consultar a quantidade de pontos da CNH acessando o portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu respectivo estado ou baixando de forma gratuita o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para dispositivos com Android e iOS.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário