scorecardresearch ghost pixel



Nova carteira de identidade chega NESTES estados já na próxima semana

Saiba qual é o processo para emiti-lo e onde ele ficará disponível primeiro.



Muitas pessoas se mostraram bem animadas com o anúncio da chegada dessa tão falada carteira de identidade, principalmente porque a sua vinda fez muitas promessas de novos acréscimos ao documento que antes era tão simples. Sendo assim, todos ficaram curiosos sobre quando poderiam ter acesso a ele.

Veja também: Novo RG: estados começam emitir identidade atualizada; saiba onde fazer

E para a felicidade dessas pessoas, anunciamos que o novo documento começará a ficar disponível em alguns estados já na semana que vem! O primeiro estado a emiti-lo será o Rio Grande do Sul, a partir do dia 26.

Em sequência, outros também irão gradativamente passar a disponibilizá-lo para a população, como será o caso do Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, Goiás e Acre.

Por enquanto ainda não há uma previsão de quando o novo documento deve chegar aos demais estados, mas a verdade é que não há pressa, visto que o governo já deixou claro que deseja que a transição seja bem natural.

A versão atualizada será chamada de Carteira de identidade Nacional (CIN). E diferente de como é o RG atualmente, ela será de um único modelo e numeração, independentemente de qual estado a pessoa seja.

A ideia no momento é de que os documentos sejam emitidos apenas para brasileiros que já contam com um CPF, pois a proposta é de tonar a CIN a única identificação necessária para o cidadão, especialmente no dia a dia.

A substituição total deve acontecer aos poucos, muito pelo fato do atual documento valer até 2032. De toda forma, já foi deixado claro que o processo será totalmente gratuito.

Algo que o governo quer evitar com esse novo modelo é o fato de que se uma pessoa mora em um estado, mas emite um novo RG em outro, ela vai receber um novo documento com outro modelo e número de registo. 

Isso gera muita confusão, certo? É por isso que foi determinado que deveria haver um número nacional no documento, pois ele seja o suficiente.

O CIN vai estar disponível em versão digital também, no entanto as pessoas só vão ter o direito de utilizá-lo quando tiverem emitido a versão física. E não há motivo para preocupação, pois isso poderá ser feito de forma gratuita.

Quando tiver acesso ao documento digital, ele vai poder ser acessado tanto pelo computador quanto pelos smartphones por meio de um aplicativo próprio.

Outro uso muito útil é o de documento será para viajantes, isso porque apesar de você ainda não poder usá-lo para entrar em qualquer país, definitivamente é possível passear apenas com ele no Mercosul. 

Para obter o novo documento assim que ele chegar será necessário estar com todos os seus dados atualizados, o que pode ser feito por meio do site da Receita Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário