scorecardresearch ghost pixel



Nova carteira de identidade começa a valer NESTES estados a partir de agosto; veja quais

Confira quais são os oito estados do país que saem na frente na emissão da nova carteira de identidade. Os documentos serão emitidos a partir de agosto e estão cheios de novidades para evitar fraudes, além de facilitar a vida dos órgãos e dos brasileiros.



O novo modelo da carteira de identidade terá um número unificado por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Os institutos de identificação do Brasil têm até março do ano que vem para estarem aptos a emitir o novo documento. Apesar disso, veja quais são os estados que estão prontos para a produção imediata que se dará agora em agosto.

Leia mais: Novo RG 2022: Aprenda a tirar a 2ª via do documento sem pagar nada

A emissão gratuita a partir do dia 4 do mês que vem está prevista em oito estados. Apesar disso, a versão atual da carteira de identidade seguirá valendo pelo prazo de dez anos. Sendo assim, os cidadãos não precisam ter pressa na troca do documento.

Carteira de identidade começa a valer em oito estados

Dessa forma, os estados que saem na frente são: Acre; Goiás; Minas Gerais; Paraná; Pernambuco; Rio Grande do Sul; Santa Catarina; e o Distrito Federal também não ficará de fora.

A versão atualizada já estará disponível nesses estados a partir do dia 4 de agosto. Mas conforme está sendo orientado pelo Governo Federal, os cidadãos não são obrigados a efetuarem a troca logo de imediato.

A grande mudança que vem com a nova carteira de identidade e que passa a valer em alguns estados é que o CPF começará a ser o número principal de identificar alguém. Anteriormente cada pessoa poderia ter até 27 números de identificação, desde que ela emitisse um documento em cada estado do Brasil. Sim, isso era possível!

Dessa forma, o que se espera agora é aumentar a segurança dos dados e reduzir as fraudes. O documento terá também um QR Code que irá auxiliar na identificação e autenticidade do documento.

Outra grande mudança com a nova identidade é que ela passará a ser aceita como documento de viagem, pois o modelo atual entrará no padrão internacional e terá o chamado código MRZ (Machine Readable Zone), algo que também consta nos passaportes e que permite a leitura por meio de equipamentos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário