scorecardresearch ghost pixel



Nova onda de calor pode ‘quebrar’ internet na Europa

Temperatura histórica acima dos 40°C fez com que a infraestrutura de refrigeração de servidores da internet não suportasse muito tempo. Entenda as consequências da nova onda de calor.



A nova onda de calor que atinge a Europa em 2022 vem assustando os moradores de vários países do velho continente. As temperaturas superam os 40°C de um modo praticamente inédito, de acordo com as autoridades. O Reino Unido é um dos locais mais atingidos pelo clima quente deste ano.

Veja também: Entenda por que europeus sofrem com calor de “apenas” 40°C

Um dos problemas que isso pode acarretar se relaciona com a infraestrutura da internet. Empresas como Google e Oracle, foram obrigadas a retirar os serviços do ar por conta do sistema de refrigeração, o qual não estava sendo suficiente para combater a onda de calor europeia.

Onda de calor afeta serviço de internet na Europa

Os servidores são sistemas que armazenam dados e possibilitam que pessoas do mundo inteiro se conectem aos diversos pontos da internet. Empresas de tecnologia possuem os aparelhos espalhados em muitos países, especialmente na Europa, América do Norte e outros.

De acordo com a Oracle, ela estava “identificando a infraestrutura de serviço que pode ser desligada com segurança para evitar falhas de hardware adicionais”. Já o Google afirmou que seu protocolo de armazenamento em nuvem (Google Cloud) observou “taxas de erro elevadas, latências ou indisponibilidade de serviço”.

Os problemas são decorrentes das falhas na estrutura de refrigeração que não estava preparada para altas temperaturas como as registradas neste ano. O problema é que a previsão de algumas autoridades aponta para uma onda de calor constante nos próximos anos.

Temperatura em 2070 pode ser ainda maior

É esperado que até 2070 a Europa conte com verões até 4,9 graus maior, enquanto o inverno pode ser até 3,9 graus mais quente.

“Com a frequência e a gravidade dos eventos climáticos severos em todo o mundo, é totalmente provável que ocorrências futuras, como o recente calor extremo, sejam uma possibilidade provável”, disse o vice-presidente sênior da empresa global de data centers Cyxtera, segundo informações do Yahoo.

As empresas já resolveram o problema de instabilidade, mas afirmam que novas intercorrências podem se repetir até que o processo de adaptação seja concluído.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário