scorecardresearch ghost pixel



O 5G faz mal à saúde? Veja os mitos e as verdade sobre o tema

O sinal de 5G já chegou ao Brasil e começou a despertar várias dúvidas nas pessoas. Uma delas é se a nova conexão pode fazer mal à saúde, por exemplo. Confira os mitos e verdades.



O tão aguardado sinal 5G chegou ao Brasil na última quarta-feira (6). De acordo com informações do conselheiro e vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, o sinal foi liberado em Brasília neste primeiro momento. Confira alguns mitos e verdades sobre o assunto e saiba se o 5G faz mal à saúde.

Veja também: 5G: Indústria dos games prepara experiências sensoriais e efeitos de cinema

Sinal de 5G faz mal à saúde?

Um dos mitos mais buscados sobre a novidade é se o 5G faz mal à saúde. Embora exista radiação emitida pelas antenas da nova banda de conexão, isso não é verdade. Ainda que a palavra “radiação” possa causar um mal estar, a verdade é que não se trata de algo nocivo para os seres vivos do planeta.

A quantidade de radiação emitida pelo 5G é insuficiente para gerar qualquer tipo de alteração orgânica no corpo humano. Por isso, fique tranquilo se a sua preocupação é essa.

O 4G vai deixar de funcionar?

Não. A banda de sinal 4G não vai deixar de existir tão cedo, até porque ainda levará alguns anos para que a maior parte dos dispositivos opere em 5G. Além disso, o tipo de antena para a novidade será diferente das atuais.

Então você continuará utilizando o 4G sem problemas, da mesma forma que ocorreu com a transição do 3G para o modelo atual.

Quando o 5G chegará para o resto do Brasil?

Segundo Moreira, as próximas capitais a terem a tecnologia liberada serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, sem data prevista por enquanto. As informações também foram divulgadas pela Agência Brasil.

Originalmente, o edital do leilão do 5G, realizado em novembro do ano passado, previa que todas as capitais deveriam ser atendidas pela telefonia 5G até 31 de julho. No entanto, problemas com a escassez de chips e com atrasos na produção e na importação de equipamentos eletrônicos relacionados à pandemia de covid-19 provocaram atrasos no cronograma.

Na prática, o 5G é uma nova banda de sinal de internet. Isso quer dizer que os usuários poderão enviar e receber informações por meio desse tipo de sinal que ainda não apresenta muito tráfego. Por esse motivo, o 5G terá uma velocidade bem maior do que qualquer outro tipo de internet e vai possibilitar grandes avanços.

O que o sinal de 5G vai permitir?

A grande sacada do 5G está no acréscimo de velocidade da conexão, o que permite explorar diversas novas possibilidades digitais.

Para se ter uma ideia, os aplicativos de viagens (como Uber e 99) só foram possíveis depois do lançamento do 4G. Com a banda de 3G não era possível viabilizar esse tipo de aplicativo. Na época, a fase foi chamada de indústria 4.0.

Com o 5G, os carros autônomos ganharão as ruas com maior facilidade, será possível aumentar a capacidade dos vídeos e de plataformas de streaming. Novos dispositivos eletrônicos ganharão funções inusitadas e mais equipamentos se tornarão evidentes. Ligações por internet devem se tornar o modo mais comum de conversas, bem como as chamadas de vídeo estarão melhores.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário