O Nubank anunciou nesta semana uma mudança significativa no rendimento da sua conta digital. A partir do dia 25 de julho, novos depósitos feitos na NuConta seguirão rendendo 100% do CDI, porém, apenas se o cliente manter o dinheiro parado na conta por pelo menos 30 dias. Algo parecido é visto na caderneta de poupança.
Leia mais: Nubank pega todo mundo de surpresa e lança o ‘PIX no crédito’; confira a novidade
Junto com a mudança, o banco digital também anunciou um novo sistema de investimento, que permite manter mais organizados os objetivos e planos do cliente. A novidade recebeu o nome de “Caixinhas“. Elas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada pessoa.
Rendimentos da conta e das caixinhas serão iguais?
A resposta é não. Diferentemente da conta do Nubank, as Caixinhas vão oferecer possibilidades de rendimento para que o dinheiro lá depositado não fique parado. Elas foram opções pré-sugeridas pelo banco, mas a ideia é que o cliente tenha liberdade para escolher a melhor forma de investimento.
Até o momento, serão oferecidas duas possibilidades: 1. o RDB do Nubank, com rendimento de 100% do CDI; 2. o Nu Reserva Imediata, fundo de renda fixa com potencial de rentabilidade que pode ultrapassar 100% do CDI ao longo do tempo. Dá para começar a guardar a partir de R$ 1.
Vale destacar que não existe um número limitado de Caixinhas, sendo possível criar quantas quiser. Elas podem ser para as seguintes finalidades: “reserva de emergência”, “reformar a casa”, “focar na carreira”, “meu sonho de consumo” e “fazer uma viagem”.
Afinal, dinheiro deixado no Nubank vai render menos?
A resposta é não. O que acontece é que novos depósitos só passarão a render depois de um mês que o dinheiro estiver parado na conta. Concluído esse prazo, os clientes vão receber a quantia referente aos 30 dias e o rendimento da aplicação volta a ser diário.
Sendo assim, será preciso manter o dinheiro parado na conta por 30 dias para receber o rendimento no 31º dia (rendimento retroativo). A novidade deve afetar muito quem pensa investir no banco digital a longo prazo, mas pode gerar insatisfação nos clientes que são adeptos ao rendimento diário automático tradicional da fintech.