scorecardresearch ghost pixel



Pais e mães podem ensinar o filho a dirigir antes de ir para a autoescola?

Muitas pessoas ficam em dúvida se precisam ir até uma autoescola, ou se podem aprender a dirigir com os próprios pais, por exemplo. Entenda o que a legislação fala sobre o assunto.



Pessoas adultas provavelmente foram ensinadas a dirigir pelos próprios pais antes de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Antigamente essa era uma prática frequente em quase todo o território nacional. Até hoje algumas pessoas se perguntam se podem ensinar o filho a dirigir antes de tirar o documento pessoal. Entenda o que a legislação fala sobre o assunto.

Veja também: Motoristas sofrem novos golpes nos postos de combustíveis; veja como evitar

Pai e mãe podem ensinar o filho a dirigir antes de tirar a CNH?

As pessoas que se perguntam se podem ensinar o filho a dirigir geralmente pensam em estacionar o carro em um local “deserto” e acompanhar o adolescente em sua empreitada. Dessa maneira, existiria uma falsa impressão de segurança ao ensinar o menor de idade a guiar um veículo. Isso facilitaria o processo de habilitação, o qual envolve tempo e dinheiro.

O que ninguém contou para essas pessoas antes é que ensinar o filho a dirigir ou dar aulas informais de trânsito para qualquer pessoa desabilitada é proibido pela legislação. O artigo 163 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que não é permitido “entregar veículo a pessoa sem habilitação”. Se isso ocorrer, o motorista comete multa gravíssima e terá 7 pontos descontados na carteira, além de receber multa no valor de R$ 880,41.

Apenas a autoescola pode ensinar uma pessoa a dirigir

De acordo com as normas legais, apenas um instrutor regularizado e certificado pode ensinar o seu filho a dirigir. Além disso, esses profissionais trabalham diretamente para um Centro de Formação de Condutores (CFC), conhecido como autoescola.

Se a pessoa for flagrada ao ensinar o filho a dirigir, o veículo pode acabar apreendido pelas autoridades competentes do município. O condutor desabilitado também será multado. Por isso, nunca pilote um veículo automotor sem CNH ou sequer pense em ensinar seu filho, sobrinho ou conhecido a dirigir de forma ilegal.

O mais indicado é procurar por uma autoescola e seguir todos os trâmites legais para tirar sua primeira habilitação.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário