scorecardresearch ghost pixel



Perigosos! Alimentos MORTAIS que você deve ter muito cuidado antes de consumir

Veja a lista de alimentos que se não forem bem cozidos podem causar diversos danos ao organismo, alguns são considerados alimentos mortais.



Provavelmente você saiba a importância da escolha de bons alimentos, pois são cheios de nutrientes necessários para a saúde de curto e médio prazo. E na natureza encontramos milhares de opções alimentares, delas podemos extrair outros diversos tipos de alimentos, contudo é preciso tomar o cuidado, porque alguns alimentos podem representar um verdadeiro perigo à saúde. 

Veja também: Mau hálito: descubra quais são os alimentos vilões e os amigos do bafinho

Isso acontece por diversas razões, como higienização mal feita, excesso de agrotóxicos e substâncias peculiares próprias do alimento, muitas vezes nocivas ao organismo.

Embora certos alimentos possuem potencial de matar o ser humano, não há razões para se desesperar, desde que se conheça bem a origem e as propriedades nutricionais do alimento que será consumido, além de ter certeza de que foi bem cozido.

Conheça os alimentos que são tóxicos ao organismo se não tiverem a preparação adequada.

Alimentos que são mortais se não tiverem a preparação adequada 

Sabugueiro

O sabugueiro é uma planta medicinal que previne gripes e resfriados. Suas flores contêm muitas vitaminas, como vitamina C e antioxidantes. É usado para bebidas com efeito detox. Além de possuir ação expectorante e anti-inflamatória. 

Entretanto, a casca, o fruto e as sementes do sabugueiro não são próprias para o consumo. Isso porque possuem elementos que em contato com organismo liberam cianeto, um veneno que causa diarreia, náuseas e em quantidades elevadas pode levar à morte.

Mandioca

Conforme a maneira em que é preparada pode liberar cianeto, portanto deve ter muita atenção na hora de preparar. A mandioca jamais pode ser consumida crua. O recomendado é que seja devidamente descascada e colocada de molho por até 24 horas antes de preparar.

Feijão-vermelho

O feijão é uma importante fonte de proteínas, vitaminas e fibras. Porém, não é apropriado comê-lo sem cozinhar devidamente, pois o grão possui uma espécie de lectina que provoca dores de estômago.

Para assegurar a qualidade do feijão, deixe-o de molho por algumas horas antes de cozinhar. Além disso, higienize bem os grãos desse alimento.

Castanha de caju

A castanha de caju crua possui um elemento chamado de urushiol, que tem efeito tóxico ao organismo, com efeito semelhante ao de um veneno. Por isso, consuma castanhas de caju de procedência confiável e sempre cozidas.

Batata inglesa

Por fim, quem diria que a batata, um dos alimentos mais queridos, estaria nesta lista. Contudo, a batata quando não está bem madura, pode causar vários efeitos ruins para o organismo, como náuseas, diarreia e cãibras. 

Isso acontece devido aos glicoalcalóides que ficam concentrados na folha, caule e broto do alimento. Por isso, só consuma alimentos de boa procedência e de preferência bem cozidos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário