scorecardresearch ghost pixel



Pessoas que têm o mesmo cheiro tendem a se tornar amigas, mostra estudo

Um grupo de pesquisadores israelenses descobriu que pessoas que possuem o mesmo cheiro corporal tendem a se tornar amigas.



Já imaginou poder escolher nossos amigos através dos sentidos sensoriais? Uma recente pesquisa publicada revelou que pessoas com odores corporais semelhantes possuem maiores chances de se tornarem amigas.

Veja também: Atitudes que fazem as outras pessoas se afastarem de você

É comum acontecer de duas pessoas que acabaram de se conhecer sentirem afinidades e desenvolverem uma amizade imediata e duradoura. Baseado nisso, um grupo de pesquisadores israelenses realizou uma pesquisa na busca de compreender por que isso acontece.

Como foi realizado o experimento

Foram analisados 20 pares de amigos do mesmo sexo e sem relacionamento romântico, dos 20 voluntários, 10 eram mulheres e os demais, homens. Conforme relatos dos voluntários, ao se conhecerem logo criou-se uma conexão de amizade.

Na primeira fase de estudo, os pesquisadores usaram um nariz eletrônico, uma tecnologia capaz de identificar odores. Foram analisados o cheiro das roupas dos 20 pares de amigos.

Durante o teste, os voluntários foram orientados a dormir sozinhos e não comer nenhum alimento com cheiro forte, além de usar sabonete neutro durante o banho. 

Todos os voluntários usaram uma camiseta por pelo menos 6 horas. Depois, os cientistas colocaram as camisetas em um refrigerador e submeteram à análise do nariz eletrônico. Foi descoberto que as pessoas que firmaram laços de amizades possuem odores corporais semelhantes.

Para embasar mais a pesquisa, os cientistas solicitaram que um grupo de 25 adultos também cheirassem as camisetas dos voluntários. O resultado foi surpreendente, pois estas pessoas conseguiram identificar que os pares de amigos tinham o mesmo cheiro.

A pesquisa ainda avançou a uma terceira fase, em que um grupo de 17 pessoas que nunca tinham se visto anteriormente, utilizaram o nariz eletrônico para identificar seu próprio cheiro corporal. Cada voluntário foi realizando um jogo não-verbal em que se revezavam com outros participantes de mesmo sexo.

Odor semelhante gera conexão

E o resultado foi semelhante aos anteriores. Cada voluntário com cheiro parecido teve uma conexão de amizade com pessoas com odores semelhantes.

Embora estudos continuem na busca de decifrar as razões do comportamento humano e a sua evolução, é sabido que na natureza algumas espécies de cães usam o olfato para identificar seus amigos e rivais. Em relacionamento heterossexual é observado que pessoas tende a se apaixonar por outras de sexo e cheiros diferentes dos seus.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário