scorecardresearch ghost pixel



Por que as multas aumentaram? Descubra se novo CTB está prejudicando motoristas

Os boatos que se espalharam na internet têm algum fundo de verdade? Saiba se as multas aumentaram ou não diante desses novos Códigos de Trânsito.



Muita coisa tem mudado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no último ano. E para muitas pessoas, nem todas as alterações foram para melhor. Os condutores de veículos têm se deparado com mais multas do que nunca. Há até alguns boatos de que as multas estão chegando em dobro.

Veja também: Evite multas! Prazo para declarar o IR 2022 termina nesta terça, 31

Obviamente o brasileiro ficou muito alarmado com essa história. Muitos usam os veículos para trabalho e acabam ficando com medo de ter grandes prejuízos com as multas sendo cobradas de forma abusiva.

O que é verdade e o que não passa de boato?

O que pode ser afirmado logo de cara é que multa em dobro realmente não passa de um boato. Alguns indivíduos também chamaram o fenômeno de “super multa de trânsito”, então assim foi se espalhando de forma alarmante pelo boca a boca e nas redes sociais. Nós sabemos o tamanho do poder dessas ferramentas para criar fake news. Por causa disso, muitas pessoas acreditam nisso até hoje!

No entanto precisamos lembrar que toda fake news usa de frações da verdade para criar uma narrativa torta. Nesse caso, a história começou por causa de alguns veículos registrados em nome de empresas.

Foi daí que se espalhou a história de que qualquer multa dada a esse tipo de veículo teria o seu valor multiplicado por dez, criando assim a tal “super multa”. A verdade é outra.

Qual é a verdade?

Há algumas regras novas no Código de Trânsito Brasileiro que pode dar abertura para a má interpretação, por isso é preciso ler bem o que cada nova alteração trouxe de diferente.

O que acontece, por exemplo, é que multas aplicadas aos carros de empresa podem, sim, ter o seu valor dobrado, mas isso acontece apenas em um único contexto.

Algo do tipo só acontece se a empresa se recusar a identificar quem foi o motorista que cometeu a infração.

O Detran quer saber quem foi o responsável, pois ele é a pessoa que deve ser penalizada pelo ato. Se essa pessoa não for identificada, a multa vem dobrada para poder penalizar a empresa por faltar com a verdade.

No entanto não existe nenhum outro contexto onde a multa em dobro seja aceitável, então se você recebeu algo do tipo, recorra! E se ouviu falar sobre algo sobre isso, não acredite.

Quem estiver com dúvida sobre o que pode estar diferente no novo código, basta acessar o site do Detran para poder se informar melhor, pois assim você até evita receber algum tipo de multa surpresa na sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário