No início desta semana, viralizou na internet um vídeo que aparece Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza, anunciando que a varejista vai começar a oferecer crédito pré-aprovado em compras no carnê nas lojas. No entanto, a discussão tomou outro rumo.
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O que de fato chamou a atenção do público acabou sendo o apelo da executiva para que as pessoas fossem às lojas da empresa para fazer compras, aproveitando a nova forma de pagamento.
“Lembra o ‘carnezinho’ gostoso, em prestações que você pode pagar e ainda vai dar descontinho nos juros. A gente aguarda vocês. Vá o mais rápido possível numa de nossas lojas, por favor. Tenho certeza que você vai ficar. Nós acreditamos em você”, disse Luiza Trajano durante o vídeo.
Mas, afinal: qual o motivo do apelo feito pela empresária?
Ao analisar o histórico das lojas da rede Magazine Luiza, muitas pessoas ficaram sem entender o motivo do apelo de Trajano durante o anúncio do crédito pré-aprovado no carnê. Apenas no ano passado, a soma de todas as vendas realizadas pela empresa no online e offline chegaram a R$ 56 bilhões.
O fato é que a situação econômica do mercado atual não é das melhores e, portanto, a razão para o pedido da dona do Magalu envolve o complicado momento enfrentado pela rede.
Queda nas ações do Magalu
A alta taxa de juros, por exemplo, que deixa a tomada de crédito mais cara, associada à subida da inflação, que corrói o poder de compra dos brasileiros, são alguns dos pontos que levaram ao momento de dificuldade da varejista.
No ano de 2020, quando o consumo estava estimulado pela taxa Selic, as ações do Magazine Luiza chegaram a ser negociadas em mais de R$ 100. No entanto, de lá para cá, houve queda nos papéis da empresa, hoje vendidos a R$ 15, uma desvalorização de 87%.