Quais as chances de o PIX deixar de ser gratuito? Veja o que foi discutido

Os boatos sobre o fim do PIX gratuito são verdadeiros? Veja o que está sendo discutido sobre o assunto. O PIX se tornou popular por causa de sua praticidade na hora de efetuar um pagamento. O queridinho dos brasileiros pode passar por uma mudança?



Não há dúvidas de que o PIX é o meio de pagamento e recebimento de valores mais utilizado nesse momento no Brasil. Ele se tornou tão popular que os estabelecimentos comerciais tiveram que começar a aceitá-lo como forma de receber o dinheiro pelos seus produtos e serviços para não perder as vendas.

Veja também: Nubank pega todo mundo de surpresa e lança o “PIX no crédito”; confira a novidade

Até mesmo os donos dos comércios menores estão precisando se adaptar, pois as pessoas passaram a achar um absurdo que não haja essa opção sempre que vão às compras.

Mas a verdade é que nem os mais otimistas achavam que essa forma de pagar e receber se tornaria o sucesso que foi quando ele foi lançado há dois anos, muito menos que em somente um mês mais de R$ 784 bilhões seriam movimentados por meio do sistema.

Isso tudo acabou gerando um grande medo. Com esse método de pagamento sendo tão usado por tanta gente, como as coisas seriam se o PIX, por acaso, se tornasse pago? Algumas pessoas têm muito medo que isso possa vir a acontecer, principalmente porque as notícias sobre isso passaram a circular na mídia.

Será que isso pode mesmo vir a acontecer?

A notícia boa é que nada parece apontar para esse caminho. Não há qualquer tipo de discussão a respeito desse assunto, então os boatos foram levantados para causar certo pânico.

Na verdade, o que há são alguns debates contrárias, ou seja, para que o PIX continue exatamente da forma que é hoje. Apenas novas melhorias são bem-vindas, mas ele deve permanecer gratuito.

O motivo para isso é que o governo tem muito a ganhar com ele sendo mantido dessa forma. Com o PIX sendo gratuito é tão simples de se utilizar que mais negócios acabam sendo feitos. Sendo assim, todos aqueles que temiam que esse dia chegasse já podem ficar tranquilas.

Lembrando que entre as funções do PIX está a opção de transferir dinheiro para outras pessoas de forma fácil e prática. Com ele, todos os usuários podem ver o dinheiro ser transferido de forma instantânea, sem ter que esperar dias para que a operação seja processada.

E o melhor é que tudo pode ser feito por qualquer tipo de aparelho que execute os aplicativos com essa função habilitada, isto é, diversos tablets e smartphones.

Por causa disso, acredita-se que hoje cerca de 126,5 milhões de pessoas utilizam o PIX, pois ele já conta com mais de 438 milhões de chaves ativas. Os números só diferem pelo fato de uma só pessoa poder ter mais de uma chave em simultâneo.

Dessa forma, o essa funcionalidade acaba tendo uma vantagem em cima de outros métodos, como é o caso da Transferência Eletrônica Disponível (TED), do boleto ou mesmo da Ordem de Crédito (DOC).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário