scorecardresearch ghost pixel



Quais são os alimentos que causam mau humor?

A alimentação é fonte de nutrição e vida. Os tipos de comidas que ingerimos afetam a integridade de nossos órgãos, o metabolismo e até nosso humor.



Se você já reparou que quando exagera em tomar aquele delicioso sorvete logo depois fica uma sensação um pouco ruim, saiba que esse processo é normal. Ocorre não somente com o sorvete, mas com diversos alimentos industrializados, com excesso de gorduras e açúcares.

Veja também: Estes alimentos cozidos são mais saudáveis do que crus

Alguns alimentos são capazes de estimular o organismo a sentir bem-estar e sensação de felicidade, como a banana, por exemplo, que possui triptofano que estimula a produção de serotonina no cérebro.

Porém, alguns alimentos produzem o efeito contrário, causando efeitos indesejáveis dependendo do que for ingerido.

Alimentos que provocam o mau humor

Chocolate

As opções de chocolate ao leite são verdadeiras delícias, difíceis de resistir, pois geram uma sensação boa de ficar saboreando, mas, infelizmente essa sensação é breve. Isso acontece porque contém muito açúcar e gordura na composição. 

Ao contrário, de chocolates com teores de cacau superiores a 70%, essas causam uma sensação boa, mais prolongada, pois suas propriedades estimulam a produção de serotonina.

Café

É uma delícia, ajuda a despertar, de acordo com várias pesquisas, previne doenças cardíacas, está associado a longevidade e menor risco de morte prematura. Entretanto, o consumo diário deve ficar restrito ao máximo três xícaras. 

O excesso da bebida pode causar efeitos colaterais, como irritação, insônia, ansiedade e problemas gastrointestinais. Boa parte disso, se dá por conta do excesso de adrenalina que a bebida estimula, além de seus ácidos. Além disso, o excesso de café pode causar maior eliminação do cálcio e diminuir a absorção de vitamina C e do ferro.

O que consumir para não comprometer o bom humor

De fato, a alimentação transforma nosso corpo e mente. Consumir alimentos com nutrientes adequados, de acordo com nossas necessidades, promove mais bem-estar e estimula a produção de hormônios que afetam diretamente o humor.

O recomendado é priorizar alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que produz a serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, são encontrados na soja, leite, iogurte, nas castanhas, nozes e amendoins, além do feijão e da banana.

E evitar o consumo demasiado de alimentos ricos em açúcar refinado, industrializados ou gordurosos, pois são armas químicas que matam o bem-estar e o bom humor.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário