A longevidade é o desejo de muitas pessoas, mas para alcançá-la são necessárias diversas atitudes, bons hábitos, enfim viver uma vida mais tranquila e saudável.
Veja também: Você pratica a empatia? Confira 3 hábitos que só as pessoas empáticas têm
Pequenos hábitos podem ser inseridos na rotina gradativamente, como se exercitar e alimentar-se bem. Isso porque grande parte do segredo de obter uma vida longeva é manter-se em atividade física e mental, além de fazer boas escolhas alimentares.
Se você acredita não estar vivendo uma vida saudável, continue lendo este texto e anote estas dicas.
4 dicas para aumentar a expectativa de vida
Mantenha um peso saudável
Para que seu peso se mantenha saudável, você precisa deixar de comer alimentos industrializados, embutidos, gordurosos, ricos em açúcar e carboidratos. Mas, é importante ter cuidado para que o objetivo de estar magro não se torne uma obsessão. O ideal é substituir hábitos velhos e ruins por bons e saudáveis.
Pratique exercícios
A vida é movimento e nossos corpos não foram feitos para ficar parados. Pesquisadores afirmam que devemos caminhar aproximadamente 10 mil passos, isso equivale a uma caminhada de 8 quilômetros.
Talvez você ache muito, mas o resultado compensa, pois você terá mais imunidade, uma melhor resposta dos hormônios, enfim, seu organismo passará a funcionar melhor e você vai notar que terá mais ânimo, bem-estar e saúde.
Coma um chocolate de vez em quando
Quando se pensa em comer somente alimentos saudáveis, sem gordura, excesso de açúcar ou carboidratos, podemos cometer o erro de achar que o chocolate não pode fazer parte de nossa vida, mas isso está distante de ser verdade.
Conforme estudos, o chocolate meio amargo possui antioxidantes capazes de melhorar a atividade cerebral, diminuir riscos de doenças cardiovasculares, além de melhorar processos inflamatórios e reduzir a resistência à insulina. Por isso, um quadradinho de chocolate meio amargo uma vez por semana pode ser incluído na dieta para aumentar a longevidade.
Desfrute de bons momentos ao lado de seu pet
Ter animais domésticos ajudam a manter a vida mais ativa e menos suscetível ao declínio cognitivo, apontam estudos. Por isso, se você deseja viver uma vida mais ativa e feliz, adote um pet e conviva bem com ele.