scorecardresearch ghost pixel



Você pratica a empatia? Confira 3 hábitos que só as pessoas empáticas têm

Confira quais são algumas das principais características que estão presentes em todas as pessoas que apresentam um alto nível de empatia. O sentimento faz bem à saúde.



Existem alguns sentimentos que são considerados positivos e que ajudam as pessoas a tomarem boas decisões ao longo da vida. Principalmente quando se pensa em uma vida social benéfica, a empatia é um dos sentimentos que mais devem ser exaltados dentro de qualquer ser humano.

Veja também: Confira 3 hábitos ruins do dia a dia que estão diminuindo a sua inteligência

De acordo com várias pesquisas recentes, a empatia é um sentimento que tem potencial de ajudar outras pessoas e a também o próprio indivíduo. Isso porque ela desperta conexões no cérebro que liberam hormônios de bem-estar que fazem o organismo trabalhar de maneira adequada.

O que é a empatia?

A empatia pode ser entendida como a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa. Assim, é possível simular os sentimentos do outro dentro do próprio ser. Dessa maneira, é possível despertar sentimentos positivos e trabalhar o senso comunitário.

Confira algumas características comuns que todas as pessoas empáticas apresentam e que podem ajudar a mente a trabalhar de modo positivo. É possível começar a despertar o senso empático a partir de agora, exercitando cada um dos hábitos descritos abaixo.

1 – Curiosidade sobre outras pessoas

Uma característica da empatia está no interesse na curiosidade pelo outro. Afinal, se a empatia é justamente a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, é natural que ela desperte a curiosidade pelos sentimentos alheios.

2 – Ausência de preconceitos

A empatia não combina com preconceito e, por isso, pessoas empáticas tendem a desmontar seus preconceitos. Os pontos em comum são mais fortes e prevalecem sobre os pré-julgamento ruins feitos em cima de qualquer pessoa.

3 – Ajuda ao próximo

Levando os dois fatores anteriores em conta, é possível deduzir que alguém com muita empatia seja mais aberta a ajudar outras pessoas. Afinal, ao sentir o que o próximo sente, fica mais fácil entender as dores de cada pessoa e contribuir para saná-las.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário