scorecardresearch ghost pixel



Ranking elege melhores cidades brasileiras para viver depois da aposentadoria

Envelhecer com qualidade de vida exige alguns recursos e um lugar que atenda todas as suas necessidades, portanto, planejar como será a sua futura casa é muito importante para economizar.



A infraestrutura das cidades impacta diretamente na rotina das pessoas e ao envelhecer, surgem necessidades especiais. O Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) foi criado para identificar quais as melhores localizações atendem a terceira idade. A avaliação foi criada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, reunindo especialistas no assunto. 

Veja também: Confira as cidades mais antigas do mundo e se é possível conhecê-las

No estudo, foram selecionadas quarenta cidades no Brasil com competência para atender idosos. Nesses espaços, a qualidade de vida é exemplar e serve como referência a outros grandes municípios. Algumas capitais também se encontram na lista e além de promoverem a inclusão, são regiões com oportunidades de emprego e lazer, aos que ainda desejam manter as atividades. 

Confira as cidades que são excelentes para os que preferem aposentar sem preocupações 

Santos – SP

Santos - SP
Santos, São Paulo

Com boa distribuição de renda, os problemas com violência são menores e os serviços de saúde têm especializações voltadas à população idosa. Há muitas opções de cultura e na área litorânea, a praia pode ser um excelente ambiente para relaxar. 

Florianópolis – SC

Florianópolis, Santa Catarina
Florianópolis, Santa Catarina

A capital com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país se destaca pela criatividade, ao oferecer inúmeras opções de lazer. Quem ainda deseja trabalhar e se divertir em pontos turísticos, Florianópolis vai atender essas expectativas. 

Porto Alegre – RS

Porto Alegre – RS
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Tem o maior número de conjuntos residenciais para a terceira idade e fácil acesso a cuidadoras e enfermeiras particulares. Além da moradia, a cidade também é acessível. 

Niterói – RJ

Niterói, Rio de Janeiro
Niterói, Rio de Janeiro

Niterói é um ponto de fácil acesso a outras cidades do Rio de Janeiro, facilitando o deslocamento até outras cidades. Reunindo várias gerações, a modernidade da região costuma ser agradável aos que querem manter uma rotina cheia de aventuras. 

São José do Rio Preto – SP

São José do Rio Preto, São Paulo
São José do Rio Preto, São Paulo

Um clima ameno e com pouca chuva é perfeito para quem tem algumas restrições respiratórias e preferem lugares calmos. Com muitas áreas verdes, mas também centros urbanos com lojas, ainda apresenta a vantagem de ter excelente custo benefício. 

São João da Boa Vista – SP

Concurso Prefeitura de São João da Boa Vista - SP: Edital 2018
São João da Boa Vista, São Paulo

Psicólogos e fisioterapeutas que atendem o público +60 se concentram na região para atender a demanda da cidade. A região interiorana é tranquila e segura para as pessoas que procuram por ambientes silenciosos. 

Vinhedo – SP

Vinhedo, São Paulo
Vinhedo, São Paulo

Apesar de estar localizada no interior, as oportunidades de emprego são ótimas e com boa perspectiva para todas as idades e a conexão com a internet é boa. 

Lins – SP

Concurso Lins – SP
Lins, São Paulo

Também tem boa assistência em psicologia e outras áreas médicas de cuidados pessoais, é outra cidade pequena e familiar. 

Fernandópolis – SP

Concurso Fernandópolis - SP
Fernandópolis, São Paulo

A população de idosos na cidade chega a ser quase a maioria, portanto, muitas empresas acabam oferecendo soluções para esse público. 

Tupã – SP

Processo Seletivo Prefeitura de Tupã - SP
Tupã, São Paulo

Na mesma situação que Fernandópolis, Tupã é mais uma opção com população majoritariamente idosa. O número de leitos no SUS faz com que a prestação de auxílio à saúde dos mais velhos seja uma preocupação do município. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário