scorecardresearch ghost pixel



Receita paga nesta semana o 3º lote de restituição do IR

O terceiro lote de restituição deverá contemplar mais de 5 milhões de contribuintes na próxima sexta-feira. Saiba quem deve receber os valores nessa etapa e como consultar se essa é uma possibilidade para você.



A Receita Federal pagará nessa sexta-feira, 29, o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR). Mais de 5 milhões de contribuintes serão contemplados na data em questão. O lote inclui as restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, serão devolvidos cerca de R$ 6,3 bilhões.

Leia mais: Isenção de Imposto de Renda para estrangeiros: veja se a proposta já foi aprovada

A consulta sobre os detalhes pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal. Por meio do acesso, os contribuintes conseguem saber se serão contemplados no próximo lote ou se estão com alguma pendência para resolver com o Fisco antes de entrar na fila da restituição.

Terceiro lote da restituição

O total de contribuintes que receberão os valores no próximo lote de restituição é de 5.242.668 de brasileiros.

A sequência da devolução dos valores leva em conta a prioridade legal, portanto a ordem se dá da seguinte maneira: os idosos com mais de 80 anos, depois aqueles com idade acima de 60, então os contribuintes com deficiência e quem tem o magistério como maior fonte de renda.

Depois da prioridade legal, segundo a Receita, entram os contribuintes que fizeram a declaração nos primeiros dias. O terceiro lote também contempla as pessoas que em anos anteriores caíram na malha fina e resolveram as suas pendências.

Para saber quando receber, o contribuinte pode acessar o aplicativo ou site da Receita Federal. É preciso informar o CPF e também a data de nascimento.

Com isso feito, basta que ele procure a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, deverá clicar em “Consultar a Restituição”. Se estiver tudo certo, o contribuinte encontrará uma mensagem que indica que ele está na fila de restituição.

Caso contrário, ele deverá corrigir as pendências primeiro. O dinheiro é liberado na conta indicada durante a declaração do Imposto de Renda. Ele fica disponível para resgate por até um ano, pois depois que esse prazo chega ao fim se faz necessário reagendar o crédito com o Banco do Brasil.

Mesmo com esse pagamento de restituição acontecendo na sexta-feira, a Receita terá que pagar mais dois lotes que já estão agendados. Um ocorrerá em 31 de agosto enquanto o outro está programado para 30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário